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dc.contributor.advisorPalma Filho, João Cardoso-
dc.contributor.authorMartins, Adriana dos Reis-
dc.date.accessioned2019-07-25T11:44:07Z-
dc.date.available2019-07-25T11:44:07Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationMARTINS, Adriana dos Reis. Currículo de arte na educação de tempo integral de uma escola de Palmas/TO: uma percepção institucional e dos professores. 2019.176f. Tese (Doutorado Dinter em Artes) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes e Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Artes, São Paulo, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/1258-
dc.description.abstractThe Thesis discusses the curriculum of Art developed in a full-time school in the municipality of Palmas/TO (BRAZIL), in order to show the theory that bases this curriculum, as well as the relationship between such curricular structure, the conception of its perspective of full-time education. This research was based on the principles of the qualitative approach, using the case study for the investigation, and critical qualitative analysis as a technique for organizing and understanding the interviews. Data collection was done through semi-structured interviews developed with professors from the Full-time School of Art of Palmas/TO. The discussion about the object of this research endorsed in the theoretical production of the curriculum field, full-time integral education, educational legislation and Art teaching, associated with the empirical corpus of research, from the perspective of Critical Theory, from Frankfurt School. The theoretical references were based on Cavalieri (2010), Coelho (2009), Saviani (2007), Romanelli (2007), Palma Filho (2005), Coutinho (2011), bulletins from the Federation of Art-Educators (FAEB) and official documents, such as the National Common Curricular Base (BNCC , 2018), Law of Directives and Basis (1996), Silva (2015), Apple (2006), Giroux (1986) and Sacristán (2013). Data pointed out that the curriculum of Art, in the critical perspective, is dialectical, emancipatory and inclusive, starting from a restorative, transgressive, intercultural and critical practice, as a powerful means to reaffirm the uniqueness in the diversity of students. This Thesis reaffirms the conception that the curriculum is a sociocultural and historical artifact, bearer of interests, beliefs and ideologies, capable of forming personal and social identities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filhopt_BR
dc.rights.pt_BR
dc.subjectCurrículo; Currículo de Arte; Educação em Tempo Integral; Teoria Crítica; Curriculum; Curriculum of Art; Full-time Education; Critical Theorypt_BR
dc.titleCurrículo de arte na educação de tempo integral de uma escola de Palmas/TO: uma percepção institucional e dos professorespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoA Tese em questão discute o currículo de Arte desenvolvido em uma Escola de Tempo Integral do município de Palmas/TO, de modo a evidenciar qual a teoria que fundamenta esse currículo, bem como a relação existente entre tal estrutura curricular, a concepção de suas finalidades na perspectiva da Educação de Tempo Integral. Essa pesquisa fundamentou-se nos princípios da abordagem qualitativa, utilizando-se do estudo de caso para a investigação, usando da Análise Qualitativa Crítica como técnica de organização e compreensão das entrevistas. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com professores de Arte da Escola de Tempo Integral de Palmas/TO. A discussão sobre o objeto de investigação referendou-se na produção teórica do campo do currículo, na educação integral em tempo integral, na legislação educacional e no Ensino da Arte, associado ao corpus empírico da pesquisa, na perspectiva da Teoria Crítica, da Escola de Frankfurt. As referências teóricas basearam-se em Cavalieri (2010), Coelho (2009), Saviani (2007), Romanelli (2007), Palma Filho (2005), Coutinho (2011), boletins da Federação dos Arte-Educadores (FAEB) e documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), Lei de Diretrizes e Base (1996), Silva (2015), Apple (2006), Giroux (1986) e Sacristán (2013). Os dados apontaram que o currículo de Arte, na perspectiva crítica, é dialético, emancipatório e inclusivo, partindo de uma prática restauradora, transgressora, intercultural e crítica, como um poderoso meio para reafirmar a singularidade na diversidade dos estudantes. Essa tese reafirma a concepção de que o currículo é um artefato sociocultural e histórico, portador de interesses, crenças e ideologias, capaz de formar identidades pessoais e sociais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.campusPalmaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
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