Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2428
Authors: Ferreira, Daniela Pires de Camargos
metadata.dc.contributor.advisor: Rocha, Liana Vidigal
Title: O branded content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do estúdio Folha
Keywords: Novas formas de financiamento; Webjornalismo; Modelos de negócio. Conteúdo patrocinado; New forms of financing; Webjournalism; Business model; Branded content
Issue Date: 14-Dec-2020
Citation: FERREIRA, Daniela Pires de Camargos. O branded content como estratégia de financiamento no webjornalismo: uma análise de conteúdo do estúdio Folha. 2020. 171f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Com o surgimento e a expansão da internet, surgem novas formas de financiamento e modelos de negócio adotados pelos veículos de comunicação a fim de sobreviverem e permanecerem no ambiente da web. As mídias digitais trouxeram mudanças não somente no modo de se fazer jornalismo, como também transformações estruturais e econômicas. Desta forma, esta pesquisa pretende analisar o branded content do Estúdio Folha, como um novo modelo de negócio que visa oferecer conteúdo “feito sob medida para marcas, em diferentes plataformas”. Para isso, foi realizada a análise de conteúdo de quatro publicações digitais de diferentes anos (2017, 2018, 2019 e 2020), patrocinadas pelas marcas Nespresso, St. Marche, Unopar e Cofen. As categorias de análise consideradas foram a) princípios jornalísticos; b) critérios de noticiabilidade; c) linguagem jornalística; d) técnicas de construção textual e e) estrutura do produto (elementos de mídia). Da análise de conteúdo, identificou-se que o Estúdio Folha utiliza das ferramentas, técnicas e narrativa discursiva do jornalismo para dar visibilidade às marcas. Apropria também do espaço jornalístico para disseminar o interesse privado. Apesar das matérias serem identificadas com o selo “conteúdo patrocinado”, o material não é transparente em relação ao redator do conteúdo, além da desproporção em relação à qualidade de um conteúdo em comparação ao outro. Os códigos de ética das mídias da América Latina orientam os veículos a realizarem uma clara divisão entre o que é notícia e o que é publicidade, além da composição da equipe ser independente da redação. Sugere-se que o branded content seja produzido pelas assessorias de imprensa/comunicação das marcas, cabendo ao veículo o espaço de divulgação e, nesse caso, o material venha assinado pelo jornalista que o produziu ou com a assinatura da assessoria. Conclui-se que a mídia precisa identificar modelos de negócio que se ajustem ao seu perfil, para assim, diversificar a entrada de receitas e produzir conteúdo de qualidade com viabilidade financeira.
Abstract: With the emergence and expansion of the internet, new forms of financing and business models have been adopted by the media in order to survive and remain in the web environment. Digital media brought changes not only in the way of doing journalism, but also structural and economic transformations. In this way, this research intends to analyze the Branded Content of Estúdio Folha, as a new business model that aims to offer content “tailor-made for brands, on different platforms”. For this, the content analysis of four digital publications of different years (2017, 2018, 2019 and 2020) was carried out, sponsored by the brands Nespresso, St. Marche, Unopar and Cofen. The categories of analysis considered were a) journalistic principles; b) news reporting criteria; c) journalistic language; d) textual construction techniques and e) product structure (media elements). From the content analysis, it was identified that Estúdio Folha uses the tools, techniques and discursive narrative of journalism to give visibility to brands. It also appropriates the journalistic space to disseminate private interest. Although the articles are identified with the “sponsored content” seal, the material is not transparent in relation to the content writer, in addition to the disproportion in relation to the quality of one content compared to the other. Latin American media codes of ethics guide the media to make a clear division between what is news and what is advertising, in addition to the composition of the team being independent of the newsroom. It is suggested that the branded content be produced by the press offices / communication of the brands, leaving the vehicle the space for disclosure and, in this case, the material should be signed by the journalist who produced it or with the signature of the adviser. It is concluded that the media needs to identify business models that fit their profile, in order to diversify the revenue entry and produce quality content with financial viability.
URI: http://hdl.handle.net/11612/2428
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Pires de Camargos Ferreira - Dissertação.pdf5.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.