Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2682
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dc.contributor.advisorLeite, João de Deus-
dc.contributor.authorSantos, Rute da Silva-
dc.date.accessioned2021-04-22T19:31:14Z-
dc.date.available2021-04-22T19:31:14Z-
dc.date.issued2020-04-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Rute da Silva. A interdiscursividade e a intertextualidade no gênero música em aulas de língua portuguesa do 9º ano escolar. 2020.265f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras, Araguaína, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2682-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze and problematize the way the students who are the focus of the research read and construct meanings for the songs chosen and worked in the classroom, observing the game between interdiscursivity and intertextuality, under the theoretical apparatus of Discourse Analysis of Michel Pêcheux (1979) and Fiorin's concepts of interdiscourse and intertext (2010). For this, we use critical collaborative action research, as we systematize and improve our practice as a Portuguese language teacher, in order to intervene in the actions of our subjects and in their teaching-learning process; as well as to meet the requirements of the Profletras Program. The methodology of this research elaborates five sets of classes that open space for the analysis of the speech in five pairs of pre-selected songs, whose classes are recorded and transcribed to form the corpus of data analysis. In addition, we prepared pedagogical material with epilinguistic activities for discursive analysis. In this proposal, music is conceptualized as a textual genre, based on the assumption that it is a multimodal textual genre, as, like any text, it has unique textual factors that only a textual genre has, that is, fundamental characteristics that will act in the production of its meaning, varying according to the medium in which it is produced and interpreted. Thus, reading is paramount throughout the methodological path and encourages students to read and reflect, this becoming visible in the enunciative scenes created in the classroom, at the time of the research classes.pt_BR
dc.formatapplication/pdfen_US
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsOpen Accessen_US
dc.subjectAnálise discursiva; Interdiscursividade; Intertextualidade; Leitura; Música; Discursive analysis; Interdiscursivity; Intertextuality; Reading; Musicpt_BR
dc.titleA interdiscursividade e a intertextualidade no gênero música em aulas de língua portuguesa do 9º ano escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como finalidade analisar e problematizar o modo como os alunos foco da pesquisa leem e constroem sentidos para as músicas escolhidas e trabalhadas na sala de aula, observando o jogo entre a intertextualidade e a interdiscursividade, sob o aparato teórico da Análise de Discurso de Michel Pêcheux (1979) e dos conceitos de interdiscurso e intertexto de Fiorin (2010). Para isso, utilizamos a pesquisa-ação crítico-colaborativa, já que sistematizamos e aprimoramos a nossa prática como professor de Língua Portuguesa, de modo a intervir nas ações dos nossos sujeitos e no processo de ensino-aprendizagem deles; bem como para atender às exigências do Programa Profletras. A metodologia dessa pesquisa elabora cinco conjuntos de aulas que abrem espaço para a análise de discurso em cinco pares de músicas pré-selecionadas, cujas aulas são gravadas e transcritas para formar o corpus de análise dos dados. Além disso, preparamos um material pedagógico com atividades epilinguísticas de análise discursiva. Nessa proposta, a música é conceituada como gênero textual, partindo do pressuposto de que ela é um gênero textual multimodal, pois, assim como todo e qualquer texto, ela possui fatores únicos de textualidade que só um gênero textual possui, ou seja, características fundamentais que irão agir na produção do seu sentido, variando de acordo com o meio em que é produzido e interpretado. Assim, a leitura é primazia durante todo o percurso metodológico e instiga os alunos a lerem e a refletirem, isso torna-se visível nas cenas enunciativas criadas na sala de aula, no momento das aulas-pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBRpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras - ProfLetraspt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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