Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/2902
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dc.contributor.advisorPôrto Júnior, Francisco Gilson Rebouças-
dc.contributor.authorLena, Milena Botelho Azevedo-
dc.date.accessioned2021-07-07T13:18:21Z-
dc.date.available2021-07-07T13:18:21Z-
dc.date.issued2020-03-17-
dc.identifier.citationLENA, Milena Botelho Azevedo. Narrativa e memória: o trabalho das quebradeiras de coco da região do Bico do Papagaio em “Raimunda a ‘quebradeira”. 2020. 125f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/2902-
dc.description.abstractThe documentary “Raimunda, a quebradeira”, directed by Marcelo Silva and released in 2007, told the story of coconut shellers in the Bico do Papagaio region of the state of Tocantins. Among the coconut shellers, the story of Raimunda, who with others began the Interstate Movement of Babassu Coconut Shellers (MIQCB), stood out. The movement had as its main agenda the struggle for the coconut shellers to have access to public and private lands that contained the babassu coconut palm; and for the palm trees not to be cut down. Accordingly, the objective of this study is to analyze and understand in what ways the issues raised in the documentary have been dealt with over the period after the documentary was recorded. It also aims to identify the possible advances and / or setbacks that the region has experienced since the production of the documentary. To do this, the news, reports and other media publications that addressed the Bico do Papagaio region, the shellers and / or Dona Raimunda were considered. In the analysis, references on the communication process, symbols, documentaries and speeches were mobilized. It was found that the production of the documentary gave visibility to the region and the shellers and, at the same time, Dona Raimunda, as a representative, was received by the federal and state governments, and managed to bring different benefits to the local population. It was also found that the movement gradually incorporated other guidelines and flags, such as sustainable development, female leadership, social inequality, among others.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDocumentário; Quebradeiras de coco; Dona Raimunda; Análise do Discurso; Documentary; Coconut breakers; Dona Raimunda; Discourse analysispt_BR
dc.titleNarrativa e memória: o trabalho das quebradeiras de coco da região do Bico do Papagaio em “Raimunda a ‘quebradeira”pt_BR
dc.description.resumoO documentário “Raimunda, a quebradeira”, dirigido por Marcelo Silva e lançado em 2007, narrou a história das quebradeiras de coco da região do Bico do Papagaio do Estado do Tocantins. Destacou-se, entre as quebradeiras, a trajetória da Dona Raimunda, que, em conjunto com outras pessoas, deu início ao Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB). Esse movimento teve como principal pauta a luta para que as quebradeiras de coco pudessem ter acesso às terras públicas e privadas que continham a palmeira do coco babaçu; e para que as palmeiras não fossem derrubadas. Diante disso, objetiva-se com a presente pesquisa, analisar e compreender de quais formas os discursos relacionados às questões que o documentário levantou foram conduzidas ao longo do período posterior a sua gravação. Objetiva-se também identificar os possíveis avanços e/ou retrocessos que a região teve desde a produção do documentário. Para isso, levantou-se notícias, reportagens e outras publicações midiáticas que tematizassem a região do Bico do papagaio, as quebradeiras e/ou a Dona Raimunda. Na análise, mobilizou-se referenciais sobre os processos comunicativos, os símbolos, os documentários e os discursos. Averiguou-se que a produção do documentário conferiu visibilidade à região e às quebradeiras e, ao mesmo tempo, a Dona Raimunda, enquanto representante, foi recebida pelos governos federal e estaduais e conseguiu, junto a eles levar diferentes benefícios para a população local. Verificou-se ainda que o movimento, paulatinamente, incorporou outras pautas e bandeiras, tais como o desenvolvimento sustentável, protagonismo feminino, desigualdade social, entre outras.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

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