Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3107
Authors: Dias, Gleidson Soares
metadata.dc.contributor.advisor: Almeida, Vasni de
Title: O tronco nos espaços públicos de Dianópolis: o esquecimento dos sertanejos representados na obra de Bernardo Élis
Keywords: romance histórico;realismo;Bernardo Élis;sertanejos;historical romance;realism
Issue Date: 20-Sep-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Referência: DIAS, Gleidson Soares. O tronco nos espaços públicos de Dianópolis: o esquecimento dos sertanejos representados na obra de Bernardo Élis. 2020. 25 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2020.
metadata.dc.description.resumo: O artigo trata do poder dos coronéis, representado em O Tronco, de Bernardo Élis, obra ambientada nos acontecimentos travados na Vila do Duro, hoje Dianópolis, Estado de Goiás, ocorridos entre 1917 e 1918. A obra demonstra o poder oligárquico, a crueldade e o coronelismo e jagunçagem no norte-goiano nesse tempo. Revela mazelas e tragédias de uma sociedade marcada pela desigualdade e pela manipulação. De maneira reivindicatória, essa obra retrata a realidade social do Goiás sertanejo e esmiúça as condições sub-humanas, como num apelo do homem do sertão, esquecido dos governos e à mercê do poder e da dominação legitimadade seus senhores. Imbuídos dessas questões, decidi abordar O tronco, tendo como principal razão esse livro conter uma narrativa que retrata a vida de muitas pessoas da minha terra natal, a atual Dianópolis – TO. Pretendo oferecer uma narrativa que não se limita à crônica dos acontecimentos, atingindo o que hoje definimos por romance histórico. Nasci em Dianópolis e cresci ouvindo os meus avós contarem essa história de lutas e batalhas de homens e mulheres que eram submetidos às condições degradantes de sobrevivência no Povoado do Duro. Minha intenção é indicar como a força do coronelismo se manifesta nas memórias preservadas nos espaços públicos da cidade, uma manifestação que coloca os sertanejos pobres no esquecimento.
Abstract: The article deals with the power of the colonels, represented in O Tronco, by Bernardo Élis, a work set in theevents that took place in Vila do Duro, today Dianópolis, State of Goiás, which occurred between 1917 and 1918. The work demonstrates the oligarchic power, cruelty and coronelismo and jagunçagem in the north of Goiás at that time. It reveals the ills and tragedies of a society marked by inequality and manipulation. In a claiming manner, this work portrays the social reality of the backcountry Goiás and breaks down subhuman conditions, as in an appeal by the man of the backlands, forgotten by the governments and at the mercy of thepower and legitimate domination of their masters. Imbued with these issues, I decided to approach O trunk, with the main reason that this book contains a narrative that portrays the lives of many people in my homeland,the current Dianópolis - TO. I intend to offer a narrative that is not limited to the chronicle of events, reachingwhat we define today as a historical novel. I was born in Dianópolis and grew up listening to my grandparentstell this story of struggles and battles of men and women who were subjected to the degrading conditions of survival in Povoado do Duro. My intention is to indicate how the strength of coronelismo is manifested in thememories preserved in the public spaces of the city, a manifestation that puts the poor countrymen into oblivion.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3107
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