Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11612/3576
Authors: | Oliveira, Jackline de Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor: | Silva, Renata Ferreira da |
Title: | A Mímica Clássica Como Possibilidade Metodológica No Ensino De Teatro |
Keywords: | Mímica;Pantomima;Pedagogia do teatro;Técnica teatral |
Issue Date: | 2020 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | OLIVEIRA, Jackline de Sousa. A Mímica Clássica Como Possibilidade Metodológica No Ensino De Teatro. 37 Fl. Artigo de Graduação. Curso de Teatro. Universidade Federal do Tocantins. Campus de Palmas. 2020. |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo tem o propósito de realizar uma abordagem qualitativa a partir da análise de minha trajetória pessoal sobre a mímica e suas possibilidades para o ensino/aprendizagem de teatro. Este trabalho foi dividido em três itinerários de investigação. O primeiro trata de um percurso de investigação histórica da mímica tentando compreender seu período clássico, moderno e contemporâneo. O segundo itinerário recupera e aprofunda minha trajetória no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com foco na pantomima, onde apresento meu percurso de aprendizagem dos elementos técnicos a partir da proposta de um estudo de repertório. No terceiro e último itinerário, apresento e analiso minha experiência junto ao Núcleo de Estudos Mímicos (NEM) com foco nas apresentações e oficinas realizadas. Por fim, retornaremos ao começo, exercitando recolher os restos dessas experiências para atribuir sentidos para a questão disparadora da pesquisa, que é a seguinte: Qual a potência da pantomima no ensino de teatro? O resultado desse estudo pode servir como um panorama de como pode ser desenvolvida a técnica da Mímica Clássica na prática, bem como compreender o contexto dessas técnicas tanto para a formação artística como para suporte pedagógico. |
Abstract: | : This paper aims to conduct research with a qualitative approach, based on the analysis of my personal trajectory. In this way, I will divide the work into three research itineraries: the first deals with a historical investigation of mimicry, trying to understand its classic, modern and contemporary period. The second itinerary recovers and deepens my trajectory in the Degree Course in Theater at UFT with a focus on pantomime, in which I present my path of learning the technical elements and from the proposal of a study of repertoire. In the third and last itinerary I present and analyze my experience with the Center for Mimic Studies (NEM) focusing on the presentations and workshops held. Finally, we will return to the beginning by exercising to collect on the remains of these experiences felt for the triggering question of the research. The result of this study can serve as an overview of how the technique of Classical Mime can be developed in practice, as well as understanding the context of these techniques and how these methods cross these studies, both for artistic training as well as pedagogical support. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/3576 |
Appears in Collections: | Teatro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Jackline de Sousa Oliveira- TCC.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.