Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/3661
Authors: Ribeiro, Luciene de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor: Arraes, Marcos Alexandre de Melo S.
Title: Uma investigação histórica sobre o bispado de Dom Jaime Collins no antigo norte goiano (1960 – 1999)
Keywords: História; Memória; Missionário; Trajetória; History; Memory; Missionary; Trajectory
Issue Date: 19-Oct-2021
Citation: RIBEIRO, Luciene de Sousa. Uma investigação histórica sobre o bispado de Dom Jaime Collins no antigo norte goiano (1960 – 1999).2021.180f. Dissertação (Mestrado em História das Populações Amazônicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, que foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, e tem como objetivo geral investigar e documentar a trajetória de dom Jaime Collins, no período de 1960 a 1999. Collins foi um missionário redentorista irlandês que viveu no Brasil, no período mencionado, na maior parte desse tempo como bispo da Diocese de Miracema, atualmente pertencente ao estado do Tocantins. Inicialmente, buscamos entender a motivação da vinda do missionário Jaime Collins como superior de uma missão ao Brasil; e a partir de 1966, como decorreu sua atuação como bispo da Prelazia de Miracema, sobretudo no período crítico da história brasileira, a ditadura militar. As fontes de pesquisa são: documentais, encontradas nos arquivos dos lugares onde o bispo viveu; oral, por meio de entrevistas com 7 pessoas, que fizeram parte da trajetória do bispo e que aceitaram contribuir com suas memórias; e discursos disponíveis em jornais da época. O estudo está ancorado no arcabouço teórico metodológico dos seguintes estudiosos: 1) Certeau (1982) e Veyne (1998), no que tange ao procedimento da pesquisa historiográfica e acerca da escrita da história; 2) Burke (1991) e Le Goff (1990), para compreensão da pesquisa sob a perspectiva da “nova história”; 3) Pollak (1989) e Meneses (1992), com seus estudos sobre a história e memória e; 4) Portelli (2016) e Meihy (1996) sobre a história oral, dentre outros. Os resultados apontam que essa missão dos redentoristas irlandeses no Brasil teve como pano de fundo um pedido de dom Alano Marie Du Noday e que a atuação de dom Jaime foi pautada nos ensinamentos do Concílio Vaticano II (1962 – 1965), que reivindicava uma igreja mais próxima do povo, mais humana. . Isso levou o bispo Collins a buscar parcerias, sobretudo na área da educação e da saúde, assim como apoiou os pequenos produtores agrícolas e também as lutas dos posseiros em busca da reforma agrária. Também apoiou os sindicatos e associações, na tentativa frustrada de inserção de artigos na Constituição do novo estado. No decorrer da pesquisa, as fontes direcionaram para o entendimento da perspectiva da Igreja no que se refere à atuação das religiosas/freiras no pós-Concílio Vaticano II, haja vista que elas estavam à frente de atividades comumente consideradas do clero. Embora não tenha significado uma mudança estrutural na hierarquia da Igreja Católica, o bispo contou com a valiosa contribuição delas no período. Enfim, dom Jaime Collins foi um homem histórico, fruto do seu tempo. Apesar de ter suas memórias fora do âmbito da Igreja Católica ignoradas, suas ações, assim como toda a missão redentorista irlandesa, estão vivas nas memórias das pessoas que conviveram com o bispo aqui no Brasil. Esta pesquisa denota uma contribuição para trabalhos futuros, desse modo, não esgota as possibilidades de pesquisas sobre a referida missão ao Brasil. Ao contrário, esperamos que possa suscitar novos estudos a fim de que novas histórias possam ser investigadas.
Abstract: This dissertation is the result of a qualitative research that was developed within the scope of the Post-Graduate Program in History of the Amazonian Populations and its general objective is to investigate and document the trajectory of Bishop James Collins, C.Ss.R., in the period from 1960 to 1999. He was an Irish Redemptorist missionary who lived this period in Brazil, mostly as bishop of the Diocese of Miracema, currently belonging to the State of Tocantins. Initially we sought to understand the motivation of the coming of missionary James Collins as Superior of a mission to Brazil and from 1966, how he worked as bishop of the Prelature of Miracema, especially in that critical period of Brazilian history, the military dictatorship. The sources of research are documentary, found in the archives of the places where the bishop lived; oral, through interviews with 7 people, who were part of the bishop's trajectory and who agreed to contribute with their memories; and articles available in newspapers of the time. The study is anchored in the methodological theoretical framework of the following scholars: 1) Certeau (1982) and Veyne (1998), with regard to the procedure of historiographical research and about the writing of history; 2) Burke (1991) and Le Goff (1990), to understand research from the perspective of "new history"; 3) Pollak (1989) and Meneses (1992), with their studies on history and memory and; 4) Portelli (2016) and Meihy (1996) on oral history, among others. The results indicate that the coming of this mission of the Irish Redemptorists to Brazil had as a backdrop a request from Don Alano do Noday and the performance of Don Jaime was based on the teachings of the Second Vatican Council (1962– 1965), which sought a church that was closer to the people, more human. This led Bishop Collins to pursue public policies, especially in the areas of education and health, as well as supporting small farmers and the struggles of squatters in search of agrarian reform. He also supported the unions and associations, in an unsuccessful attempt to insert articles into the Constitution of the new state (of Tocantins). In the course of the research, the sources led to an understanding of the Church's perspective with regard to the performance of religious sisters (nuns) in the post-Second Vatican Council, given that they were at the forefront of activities commonly considered to be the realm of the clergy. Although it did not mean a structural change in the hierarchy of the Catholic Church, Bishop Collins was able to count on their valuable contribution in the period. At any rate, it can be said that Bishop James Collins was an historical man, a product of his time. Despite having his memories outside the Catholic Church unknown, his actions, as well as those of the entire Irish Redemptorist mission, are alive in the memories of the people who lived with the bishop here in Brazil. This research denotes a contribution to future work, and so does not exhaust the possibilities of more research on this mission to Brazil. On the contrary, we hope that it will be able to prompt further studies so that new histories can be investigated.
URI: http://hdl.handle.net/11612/3661
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