Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4640
Authors: Silva, Claudiane Moreira da
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Aline Fagner de Carvalho
Title: A cultura popular no processo ensino aprendizagem nas escolas municipais das comunidades quilombolas Tinguizal e Sucuri em Monte Alegre de Goiás
Keywords: Cultura Popular;Comunidade Quilombola;Identidade Cultural;Escola do Campo;Ensino fundamental
Issue Date: 16-Dec-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: Silva, Claudiane Moreira da. A cultura popular no processo ensino aprendizagem nas escolas municipais das comunidades quilombolas Tinguizal e Sucuri em Monte Alegre de Goiás. 63 f. Monografia de Graduação - Curso de Pedagogia, Universidade Federal do Tocantins, Arraias, 2021.
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho apresenta inquietações, preocupações e insatisfações advindas da desvalorização da cultura popular das comunidades tradicionais do território Kalunga. O objetivo desta pesquisa é analisar o interesse e interação das comunidades quilombolas Kalunga com as escolas municipais locais, e propor ideias pertinentes para se trabalhar com as crianças a valorização e permanência da cultura local. O estudo teve como base teórica o conceito de cultura popular e prática pedagógica a partir de Freire (1996), Gadotti (2003), Candau (2014), Ostetto (2012) entre outras referências. A pesquisa foi do tipo a qualitativa, com análises documental do Projeto Político Pedagógico das escolas, além da pesquisa de campo, com observações participantes e entrevistas semi-estruturadas com as professoras das Escolas Municipais Tinguizal e Sucuri, além lideranças e moradores das comunidades quilombolas Kalunga. Foi utilizado como método da pesquisa a etnometodologia em busca de compreender pela entrevista/conversação como se dá prática pedagógica e a participação da comunidade em prol da valorização desses saberes e fazeres do povo Kalunga, a partir da realidade cotidiana. A epistemologia que inclui o pessoal e o subjetivo da pesquisadora que faz parte do objeto pesquisado. Assim foi possível compreender um cenário contraditório que apresenta de um lado uma submersão dos saberes tradicionais ao mesmo tempo em que se ressalta a significância desta cultura para a identidade quilombola Kalunga. Aponta-se a qualificação dos professores e a participação da comunidade como caminhos deverão seguir para que as crianças, jovens e até mesmo os adultos reconheçam e valorize suas identidades culturais.
Abstract: This work presents concerns, concerns and dissatisfactions arising from the devaluation of the popular culture of traditional communities in the Kalunga territory. The objective of this research is to analyze the interest and interaction of the Kalunga quilombola communities with the local municipal schools, and to propose relevant ideas for working with children in the appreciation and permanence of local culture. The study was theoretically based on the concept of popular culture and pedagogical practice from Freire (1996), Gadotti (2003), Candau (2014), Ostetto (2012) among other references. The research was qualitative, with analysis of the documents of the Political Pedagogical Project of the schools, in addition to field research, with participant observations and semi-structured interviews with teachers from Municipal Schools Tinguizal and Sucuri, as well as leaders and residents of quilombola communities Kalunga. Ethnomethodology was used as a research method in order to understand, through the interview/conversation, how pedagogical practice and community participation take place in favor of valuing these knowledge and actions of the Kalunga people, based on the daily reality. The epistemology that includes the personal and the subjective of the researcher who is part of the researched object. Thus, it was possible to understand a contradictory scenario that presents, on the one hand, a submersion of traditional knowledge while highlighting the significance of this culture for the Kalunga quilombola identity. It points out the qualification of teachers and the participation of the community as paths they should follow so that children, young people and even adults recognize and value their cultural identities.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4640
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