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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Marília de Fátima-
dc.contributor.authorBARCELOS, Regina Célia-
dc.date.accessioned2023-02-10T14:14:34Z-
dc.date.available2023-02-10T14:14:34Z-
dc.date.issued2023-02-10-
dc.identifier.citationBARCELOS, Regina Célia. Aspectos Pontuais Da Teoria De René Girard Em Uma Criatura Dócil. 2021. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras - Língua Inglesa e Suas Respectivas Literaturas,, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4800-
dc.description.abstractThis article aims to discuss, in a sense merely exploratory and brief, some conceptual aspects of René Girard’s mimetic theory applicable to the nexus between the female character and her husband as a single narrator in the Fyodor Dostoievsky’s novel - A gentle creature. René Girard was a prolific writer and supported part of his theory of mimetic desire by examining some books written by Fyodor Dostoievsky. The theoretical assumptions and contributions were extracted mainly from Romantic Lie and Romanesque Truth, the book that inaugurates the thesis of mimetic desire with fulcrum in the method of comparative reading of renowned novelists. The French critic begins a preliminary analysis comparing the work with a very common problem in the literature of other writers: the mimetic desire and its repercussions. Then it evaluates the presence of the mimetic desire in a specific work, seeking to establish a link between the particular and the foreign, after which it compares the writings of an author in relation to the characteristics of the mimetic desire. The method, essentially qualitative, allows us to complete the analytical path of the works collected in the present work, highlighting the most relevant aspects of Girardian Theory and the novel of the Russian author.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso Livrept_BR
dc.subjectTeoria miméticapt_BR
dc.subjectRené Girardpt_BR
dc.subjectUma criatura dócilpt_BR
dc.subjectF. Dostoievskipt_BR
dc.titleAspectos Pontuais Da Teoria De René Girard Em Uma Criatura Dócilpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor-coGOMES, Antônio Egno do Carmo-
dc.description.resumoEste artigo tem o objetivo de discutir, em caráter breve e exploratório, alguns aspectos conceituais da teoria mimética de René Girard aplicáveis ao vínculo entre a personagem feminina e o marido, único narrador, em Uma criatura dócil, de Fiodor Dostoievski. René Girard foi um escritor profícuo e sustentou parte de sua teoria do desejo mimético perscrutando algumas obras de Fiodor Dostoievski. Os pressupostos e aportes teóricos foram extraídos principalmente de Mentira Romântica e Verdade Romanesca, livro que inaugura a tese do desejo mimético com fulcro no método de leitura comparativa de romancistas consagrados. O crítico francês enceta uma análise preliminar comparando a obra com um problema bem comum na literatura de outros escritores: o desejo mimético e suas repercussões. Em seguida avalia a presença do desejo mimético em uma obra específica buscando estabelecer um liame entre o particular e o alheio, após o que coteja os escritos de um autor relativamente às características do desejo mimético. O método, essencialmente qualitativo, permite que possamos perfazer o percurso analítico das obras colacionadas no presente trabalho, destacando os aspectos mais relevantes da teoria girardiana e da obra do autor russo.pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS – LÍNGUA INGLESA E RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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