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dc.contributor.advisorNascimento, Ladislau Ribeiro do-
dc.contributor.authorCarneiro, Gleicy Borges-
dc.date.accessioned2023-02-28T19:38:51Z-
dc.date.available2023-02-28T19:38:51Z-
dc.date.issued2023-02-28-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Gleicy Borges. O despertar da mulher negra: processos de lutas e existências. 2021. 50 f. Artigo de Graduação (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/4896-
dc.description.abstractThis work reports a research aimed at understanding and when the insight into female blackness occurs, as well as what are the most favorable social conditions for such an event. Interest in this topic arises from the following question: What are the social aspects that prevent the instantaneous perception of being a black person, unlike what happens to white people? To reach the conclusion of guiding questions such as this, the present work resorts to bibliographical research, seeking dissertations, theses and scientific articles that have reports, memories and narratives of black women who have experienced what has been called “awakening to their own blackness”. In addition to bibliographic materials, music and other manifestations with potential to express production processes in black women will be consulted. This methodological strategy has the strategy of covering the complexity inherent to the subjective processes associated with the research participants, considering that each experience is uniquely felt in each woman. In addition, it is worth noting that in the proposal here we seek to carry out analyses, reflections and debates based on concepts and theoretical constructions arising from approaches such as: psychoanalysis, socio-historical psychology and, obviously, from the insights and problematizations made by intellectuals and for black intellectuals who are so important for the production of knowledge about the racial issue, such as: Grada Kilomba, Lélia Gonzales, Neusa Santos, Djamila Ribeiro among others and others. Even knowing the impossibility of a process as complex as the awakening to blackness to be grasped and explained by an approach or theory circumscribed to the domain of academic-scientific knowledge, the aim is to bring together concepts and theoretical constructs thought of and used as tools capable of guide the analytical and discursive production proposed by the research. Furthermore, in this way, we can infer some of the possible factors that challenge this issue, such as: racism, whitening policies, exclusion processes and other forms of subjection imposed on black women. Given the above, the work brings to the debate the complexity linked to the recognition and construction of one's own identity and the production associated with the awakening of black women.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectNegritudept_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.titleO despertar da mulher negra: processos de lutas e existênciaspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve o objetivo de compreender como e quando ocorre o despertar para a negritude feminina, assim como quais são as condições sociais mais favoráveis para tal acontecimento. O interesse por esta temática surgiu a partir do seguinte questionamento: Quais são os aspectos sociais que dificultam a percepção e a consciência de ser uma mulher negra? Para chegar à conclusão de questões norteadoras como essa, o presente trabalho recorreu à revisão de literatura, buscando dissertações, teses e artigos científicos que possuíssem relatos, memórias e narrativas de mulheres negras que tivessem vivenciado o que temos chamado de “despertar para a negritude”. Além dos materiais bibliográficos, foram consultadas músicas e outras manifestações capazes de expressar processos de produção subjetiva em mulheres negras. Esta estratégia metodológica teve por finalidade respeitar a complexidade inerente aos processos subjetivos das participantes da pesquisa, tendo em vista que as experiências são vivenciadas de forma única em cada mulher. Além disso, na proposta aqui estabelecida buscaram-se realizar análises, reflexões e debates com apoio em conceitos e constructos teóricos advindos de abordagens como: psicanálise, psicologia sócio-histórica e, obviamente, a partir dos insights e das problematizações feitas pelas intelectuais e pelos intelectuais negros tão importantes para a produção de conhecimento sobre a questão racial, tais como: Grada Kilomba, Lélia Gonzalez, Neusa Santos, Djamila Ribeiro dentre outras e outros. Reconhecemos as limitações para se apreender e explicar um processo tão complexo quanto o despertar para a negritude feminina a partir de abordagens ou teorias circunscritas ao domínio do conhecimento acadêmico-científico, sendo assim, o intuito foi aproximar conceitos e constructos teóricos pensados e utilizados como ferramentas capazes de orientar a produção analítica e discursiva proposta pela pesquisa. Os arranjos teórico-metodológicos desta pesquisa nos mostrou as imbricações dos processos de subjetivação engendrados no despertar para a negritude feminina em mulheres negras expostas aos efeitos de fatores como: racismo, políticas de embranquecimento, processos de exclusão e outras práticas de assujeitamento lançadas contra as mulheres negras.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Psicologia

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