Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/5211
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCARNEIRO, Rogerio dos Santos-
dc.contributor.authorFERNANDES, Alcione Caitano-
dc.date.accessioned2023-03-22T21:24:31Z-
dc.date.available2023-03-22T21:24:31Z-
dc.date.issued2023-03-22-
dc.identifier.citationFERNANDES, Alcione Caitano. O USO DE JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. 2018. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5211-
dc.description.abstractThe games represent a problem-solving practice, in addition, the teacher being a mediator complies with the pedagogical practice with the exercise of evaluating considering the daily life of a specific audience such as Youth and Adult Education, also propose good questions in order to of enhancing the ability to comprehend mathematical facts and concepts. The main objective of this research is to contribute to the teaching of mathematics learning, showing the reader that the use of the games in the subject in question, can be of great importance in the present day, bringing great benefits to teaching. Initially, a bibliographical research was done on references that deal with the subject matter. A case study was carried out in the 3rd period of the High School in the State School Francisco Máximo de Sousa, using a questionnaire with closed questions, which will be analyzed quantitatively and qualitatively aiming to answer the guiding question of this research. With questions addressed to the teacher and student, having as basic principle the knowledge on the theme "Use of Games in Mathematics Teaching", as well as an activity to be answered using the game. Then, from the results shown in the graphs, conclude the importance and influence that the games have in the classroom. Since the games are a pedagogical resource that structures thinking and reasoning, important skills to solve problems and calculations, students learn in a playful and meaningful way, a new concept of learning and interaction between teacher and student, student and student.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectEnsino de Matemática,pt_BR
dc.subjectJogos,pt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos,pt_BR
dc.subjectMathematics Teaching,pt_BR
dc.subjectGames,pt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education.pt_BR
dc.titleO uso de jogos para o ensino de matemática na educação de jovens e adultos.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoOs jogos representam uma prática na resolução de situação-problema, ademais, o professor sendo um mediador cumpre a prática pedagógica com o exercício de avaliar considerando o cotidiano de um público específico como o da Educação de Jovens e Adultos, também pode propor boas questões a fim de potencializar a capacidade de compreensão dos fatos e conceitos matemáticos. O objetivo dessa pesquisa é poder contribuir no ensino e na aprendizagem da Matemática, mostrando para o leitor que o uso dos jogos na disciplina em questão, pode ser de suma importância nos dias atuais, trazendo grandes benefícios. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre referências que tratam da temática em questão, na sequência foi realizado um estudo de caso no 3o período do Ensino Médio na Escola Estadual Francisco Máximo de Sousa, com a utilização de questionário com perguntas abertas e fechadas, que foi analisada quantitativamente e qualitativamente visando responder à questão norteadora desta pesquisa. Com questões direcionadas ao professor e aluno, tendo como princípio básico o conhecimento sobre o tema “Uso dos Jogos para Ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos”, bem como uma atividade a ser respondida utilizando o jogo. Para então a partir dos resultados mostrados nos gráficos, concluir a importância e influência que os jogos têm em sala de aula. Percebeu-se a influência do uso de jogos na aprendizagem da matemática, buscando melhorar o desenvolvimento dos alunos e influenciando de um modo em geral no seu aprendizado, possibilitando maior socialização entre eles, interdisciplinaridade, e atividade em diferentes níveis, aulas mais estimulantes e menos monótonas através da ludicidade.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::MATEMÁTICApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
Appears in Collections:Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALCIONE CAITANO FERNANDES - TCC - MATEMÁTICA.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.