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dc.contributor.advisorMonteiro, Jamile Luz Morais-
dc.contributor.authorSantana, Gabriella Pereira-
dc.date.accessioned2023-05-15T11:36:41Z-
dc.date.available2023-05-15T11:36:41Z-
dc.date.issued2023-05-15-
dc.identifier.citationSANTANA, Gabriella Pereira. Sobre a devastação feminina: uma análise fílmica a partir do filme “sonata de outono”. 2022. 52 f. Artigo de Graduação (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Tocantins, Miracema do Tocantins, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5385-
dc.description.abstractThis work is a study based on the movie "Autumn Sonata" from the psychoanalytic perspective, bringing devastation as a psychological phenomenon to be analyzed. It refers, therefore, to research in applied psychoanalysis in the theoretical-conceptual and documental field, which aimed to investigate the mode of subjectivation of the feminine based on the unfolding of the mother-daughter relationship, seeking to understand the devastation in Lacanian theory. We also analyze the relationship between cinema and psychoanalysis to help think about female subjectivity. Since Freud's discovery that the Oedipus Complex is observed in a different way in girls, it has become evident that the feminine field needed greater attention. Freud names the problematic relationship between a mother and her daughter as catastrophic. Lacan, when rereading the Freudian theory, postulated the devastation in accordance with the catastrophe already written by Freud. Therefore, based on some authors who contributed to theorizations about the devastation and based on some vignettes of the aforementioned film, this work presents itself as a filmic analysis with a psychoanalytical basispt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectDevastaçãopt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectSubjetividadept_BR
dc.titleSobre a devastação feminina: uma análise fílmica a partir do filme “sonata de outono”pt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho trata-se de um estudo a partir do filme “Sonata de Outono” pela perspectiva psicanalítica trazendo a devastação como fenômeno psicológico a ser analisado. Refere-se, portanto, a uma pesquisa em psicanálise aplicada no campo teórico-conceitual e documental, que teve como objetivo investigar o modo de subjetivação do feminino fundamentado nos desdobramentos da relação mãe e filha, buscando compreender a devastação na teoria lacaniana. Também analisamos a relação entre cinema e psicanálise para ajudar a pensar a subjetividade feminina. Desde a descoberta de Freud de que o Complexo de Édipo se observa de outra forma na menina, ficou evidente que o campo do feminino precisava de uma atenção maior. Freud nomeia a relação problemática entre uma mãe e sua filha como catastrófica. Lacan, ao reler a teoria freudiana, postulou a devastação em conformidade com a catástrofe já escrita por Freud. Sendo assim, partindo de alguns autores que contribuíram para as teorizações sobre a devastação e baseado em algumas vinhetas do filme supracitado, este trabalho apresenta-se como uma análise fílmica de base psicanalítica.pt_BR
dc.publisher.campusMiracemapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PSICOLOGIApt_BR
dc.publisher.localMiracemapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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