Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLeite, Amanda M. P.-
dc.contributor.authorOliveira, Anette Maria Rodrigues Silva Bento-
dc.date.accessioned2023-10-09T10:13:53Z-
dc.date.available2023-10-09T10:13:53Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Anette Maria Rodrigues Silva Bento. Imagens fotojornalísticas da pandemia: a construção de imaginários, leituras e narrativas.2022. 125f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6038-
dc.description.abstractWhat do the journalistic photographs produced in the Covid-19 pandemic make us think about? What do they show us about this time? How do the images testify the existences of the present time? These questions drive the research that aims to reflect on photojournalistic images produced during the pandemic of the new coronavirus, understanding its communicative powers through the narratives and imaginaries present in these images. The research cut is a series of twelve photographs entitled "Death in the Household: The explosion of deaths in manauaras homes at the height of the Covid-19 epidemic in Amazonas," by photojournalist Yan Boechat, winner of the 2020 Vladimir Herzog Journalistic Award for Amnesty and Human Rights. I use as methodology the Research Based on Art (PBA) and I seek to raise the dialogue and the sharing of ideas that fertilize an open field in Communication: here photography besides being an investigative place is also a place of happening, of experience, of narrative, of poetry and fabrication. For this writing I turn to authors of photography studies as Roland Barthes (1962;1984), Vilém Flusser (2009) and Susan Sontag (2003), of image and imaginary as Gaston Bachelard (2000) Georges Didi-Huberman (2012) and of the methodological exercise of arts- based research with Gilles Deleuze (1992; 2008), Rita L. Irwin (2013) and Maria Cristina Diederichsen (2019). Finally, from the debates around the theoretical foundations, the artistic- experimental processes and the analyses to the photographs, I could glimpse new forms of study with and from images, allying Communication to Art.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFotografia. Fotojornalismo. Pandemia. Imaginário. Arte. Photography. Photojournalism. Pandemic. Imaginary. Artpt_BR
dc.titleImagens fotojornalísticas da pandemia: a construção de imaginários, leituras e narrativaspt_BR
dc.description.resumoO que as fotografias jornalísticas produzidas na pandemia da Covid-19 nos fazem pensar? O que elas dão a ver sobre este tempo? Como as imagens testemunham as existências do tempo presente? Essas inquietações conduzem a pesquisa que tem como objetivo realizar uma reflexão sobre imagens fotojornalísticas produzidas durante a pandemia do novo coronavírus, entendendo suas potências comunicativas através das narrativas e dos imaginários presentes nestas imagens. O recorte da pesquisa é uma série de doze fotografias intitulada “Morte à Domicílio: A explosão de mortes nas casas manauaras no ápice da epidemia de Covid-19 no Amazonas”, do fotojornalista Yan Boechat, vencedor do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de 2020. Utilizo como metodologia a Pesquisa Baseada em Arte (PBA) e busco suscitar o diálogo e o compartilhamento de ideias que fecundam um campo aberto na Comunicação: aqui a fotografia além de lugar investigativo é também lugar de acontecimento, de experiência, de narrativa, de poesia e de fabulação. Para esta escrita recorro a autores dos estudos de fotografia como Roland Barthes (1962;1984), Vilém Flusser (2009) e Susan Sontag (2003), de imagem e imaginário como Gaston Bachelard (2000) Georges Didi- Huberman (2012) e do exercício metodológico da pesquisa baseada em artes com Gilles Deleuze (1992; 2008), Rita L. Irwin (2013) e Maria Cristina Diederichsen (2019). Por fim, a partir dos debates em torno dos embasamentos teóricos, dos processos artísticos-experimentais e das análises às fotografias, pude vislumbrar novas formas de estudo com e a partir de imagens, aliando a Comunicação à Arte.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Anette Maria Rodrigues Silva Bento Oliveira - Dissertação.pdf5.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.