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http://hdl.handle.net/11612/6097
Authors: | Silva, Valdecy Nunes da |
metadata.dc.contributor.advisor: | Birck, Rosemeri |
Title: | Centenário da Semana de Arte Moderna e a sua importância cultural e artística para o país |
Keywords: | Centenário;Modernismo;Semana de Arte Moderna de 1922;Cultura nacional |
Issue Date: | 23-Oct-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SILVA, Valdecy Nunes da. Centenário da Semana de Arte Moderna e a sua importância cultural e artística para o país. 2022. 60f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho resulta da pesquisa desenvolvida como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Pedagogia, da Universidade Federal do Tocantins - UFT Campus em Miracema. Teve como tema o centenário da Semana de Arte Moderna e a importância cultural desse movimento para o País. Minha inquietação por essa pesquisa se deu com intuito de compreender e desvendar como os modernistas planejaram o processo de andamento do movimento modernista para ruptura artística brasileira junto aos ideais culturais e artísticos europeus e o porquê daquela luta. A inquietação que norteou a pesquisa está na busca de respostas aos motivos que reforçaram as discussões que culminaram para a abertura da Semana de Arte Moderna de 1922. Tivemos como principais objetivos, compreender as razões que contribuíram para as reivindicações ligadas ao Modernismo, as repercussões anteriores e posteriores à Semana, quem foram seus atores e o que resultou como herança para a sociedade brasileira contemporânea. Numa abordagem histórica, o estudo desenvolveu-se a partir da pesquisa bibliográfica, com consultas a teses, dissertações, artigos, livros que tratam da temática e de sites especializados para ter acesso às produções artísticas da época. Alguns dos autores em destaque: Brito (1978); Anais do Curso (1984); Chiarelli (2010); Monteiro (2012); Nascimento (2015); Marcondes (1018). Esta pesquisa nos mostrou que a Semana de 22 foi um marco para a arte e para a cultura nacional, e o seu centenário nos revela que os artistas do século XXI estão provocando mudanças e rompendo barreiras semelhantes ao grupo dos cinco. |
Abstract: | The present work results from the research developed as a Course Completion Work (TCC) of Pedagogy, at the Federal University of Tocantins - UFT Campus in Miracema. The theme was the centenary of the Modern Art Week and the cultural importance for the country. My concern for this research was to unravel how the modernists planned the progress process for a Brazilian artistic break with European cultural and artistic ideals and the reason for that struggle. Is the concern that guided the research in the search for answers to the reasons that reinforced the discussions that culminated in the opening of the Modern Art Week of 1922? Our main objective was to understand the reasons that contributed to the claims linked to Modernism, the repercussions before and after the Week, who were its actors and what resulted as an inheritance for contemporary Brazilian society. In a historical approach, the study was developed from bibliographical research, with consultations in theses, dissertations, articles, books that deal with the subject and specialized websites to have access to current artistic productions. Some of the highlighted authors: Brito (1978); Annals of the Course (1984); Chiarelli (2010); Monteiro (2012); Birth (2015); Marcondes (1018). This research showed us that the 22nd Week was a milestone for art and national culture, and its centenary reveals that 21th century artists are provoking changes and breaking barriers similar to the group of five. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/6097 |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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