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http://hdl.handle.net/11612/6250
Authors: | Milhomem, Jordana Aires |
metadata.dc.contributor.advisor: | Santos, Gleys Ially Ramos dos |
Title: | A cantautoria feminina na América Latina: músicas e denúncias nas relações internacionais |
Keywords: | Cantatouria Feminina;América Latina;Música;Denúncia Social;Denúncia Política;Female Singing;Latin America;Music;Political Complaint;Social Denouncement |
Issue Date: | 21-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | MILHOMEM, Jordana Aires. A cantautoria feminina na América Latina: músicas e denúncias nas relações internacionais. 2023. 65 f. TCC (Graduação) - Curso de Relações Internacionais, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2023. |
metadata.dc.description.resumo: | "A Cantautoria Feminina na América Latina: Músicas e Denúncias nas Relações Internacionais" é um estudo que analisa o papel das cantautoras femininas na América Latina como agentes de mudança e denúncia social no contexto das relações internacionais. Com base em uma extensa pesquisa e análise de diferentes artistas e seus trabalhos, o estudo destaca o poder da música como uma ferramenta de expressão e resistência. Ao longo da história, as cantautoras femininas têm se destacado como vozes poderosas, trazendo à tona questões de gênero, desigualdade, violência e opressão. Elas usam suas músicas para denunciar injustiças e promover a conscientização sobre questões sociais relevantes. Essas artistas abordam uma variedade de temas, como feminismo, direitos humanos, violência doméstica, exploração sexual, marginalização e colonialismo. O estudo destaca a importância da música como forma de resistência e mobilização social. Por meio de suas letras e performances, Gal Costa, Mercedes Sosa, Elza Soares, Violeta Parra e Maria Bethânia são capazes de alcançar um amplo público, transmitindo mensagens poderosas e provocando reflexões sobre as estruturas sociais e políticas que perpetuam a desigualdade e a injustiça. Além disso, o estudo examina a dimensão internacional do trabalho dessas cantautoras, explorando como suas músicas têm impacto além das fronteiras nacionais. Por meio de turnês internacionais, colaborações com artistas de outros países e participação em eventos e festivais internacionais, as cantautoras femininas têm contribuído para a construção de redes de solidariedade e apoio mútuo entre os movimentos sociais em diferentes países. As músicas "Volver a los 17", "Carcara", "O Que Se Cala", "Canción de Amor Para Mi Pátria" e "Lágrimas Negras" refletem as diferentes realidades e questões sociais enfrentadas pelas mulheres na região, ao mesmo tempo em que demonstram a capacidade da música de ser uma forma de expressão e denúncia, contribuindo para a conscientização e a transformação social. |
Abstract: | "Female Singing in Latin America: Songs and Denounces in International Relations" is a study that analyzes the role of female singers in Latin America as agents of change and social denouncement in the context of international relations. Based on extensive research and analysis of different artists and their work, the study highlights the power of music as a tool of expression and resistance. Throughout history, female singer- songwriters have emerged as powerful voices, bringing to the fore issues of gender, inequality, violence and oppression. They use their music to denounce injustice and raise awareness of relevant social issues. These artists address a variety of themes, such as feminism, human rights, domestic violence, sexual exploitation, marginalization and colonialism. The study highlights the importance of music as a form of resistance and social mobilization. Through their lyrics and performances, Gal Costa, Mercedes Sosa, Elza Soares, Violeta Parra and Maria Bethânia are able to reach a wide audience, transmitting powerful messages and provoking reflections on the social and political structures that perpetuate inequality and injustice. Furthermore, the study examines the international dimension of these female singer-songwriters' work, exploring how their music has an impact beyond national borders. Through international tours, collaborations with artists from other countries and participation in international events and festivals, female singer-songwriters have contributed to building networks of solidarity and mutual support between social movements in different countries. The songs "Volver a los 17", "Carcara", "O Que Se Cala", "Canción de Amor Para Mi Pátria" and "Lágrimas Negras" reflect the different realities and social issues faced by women in the region, while that demonstrate the ability of music to be a form of expression and denouncement, contributing to awareness and social transformation. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/6250 |
Appears in Collections: | Relações Internacionais |
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