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http://hdl.handle.net/11612/6258
Authors: | SILVA, Gabriela Moreira |
metadata.dc.contributor.advisor: | CASTRO, Maria da Glória de |
Title: | Registro do abandono social em quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. |
Keywords: | Abandono;Literatura;Racismo;Autoria negra;Abandonment;Literature;Racism;Black authorship. |
Issue Date: | 21-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | SILVA, Gabriela Moreira. Registro do abandono social em quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus. 2022. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras – Língua Portuguesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2022. |
metadata.dc.description.resumo: | O corpus desta pesquisa é o livro diário Quarto de despejo (2021), de Carolina Maria de Jesus, publicado em 1960 e tem por objetivo analisar como a obra Quarto de despejo (2021), de Carolina Maria de Jesus, se constitui como espaço de problematização da sociedade brasileira nos anos de 1960. Nesse artigo, observa-se como a voz autoral feminina negra é importante um canal de denúncia e reflexões sócio cultural em torno das pessoas e da vida na periferia. Além desse aspecto, também é discutida a importância de Carolina Maria de Jesus para os estudos literários brasileiros com temática gênero e interseccionalidade. A presente pesquisa tem por fundamentação teórica as autoras Bell Hooks, Conceição Evaristo, Fabiana Moraes, Lélia Gonzales e Djamila Ribeiro. Quando publicado, Quarto de despejo sofreu resistência da crítica literária que não a considerava com valor literário, talvez por se tratar de uma obra ambientada na favela, escrita por uma mulher negra, autodidata, mãe solteira, pobre e moradora da favela do Canindé- SP. Em seu diário, percebe-se a sua visão política aguçada, críticas em torno do preconceito racial, consciência acerca do papel da mulher na sociedade e reflexões em torno da falta de oportunidades destinadas às pessoas pobres e faveladas. Quarto de despejo, escrito no ano de 1955, retrata a realidade de muitos brasileiros ainda no ano de 2022. |
Abstract: | The corpus of this research is the daily book Quarto de despejo (2021), by Carolina Maria de Jesus, published in 1960 and aims to analyze how the work Quarto de despejo (2021), by Carolina Maria de Jesus, is constituted as a space for problematization of Brazilian society in the 1960s. In this article, it is observed how the black female authorial voice is an important channel of denunciation and sociocultural reflections around people and life in the periphery.In addition to this aspect, the importance of Carolina Maria de Jesus for Brazilian literary studies with gender and intersectionality themes is also discussed. This research is theoretically based on the authors Bell Hooks, Conceição Evaristo, Fabiana Moraes, Lélia Gonzales and Djamila Ribeiro. When published, Quarto de despejo suffered resistance from literary critics who did not consider it to have literary value, perhaps because it was a work set in the favela, written by a black woman, self-taught, single mother, poor and resident of the favela of Canindé-SP. In her diary, her sharp political vision, criticisms of racial prejudice, awareness of the role of women in society and reflections on the lack of opportunities for poor and slum dwellers can be seen. Quarto de despejo, written in 1955, portrays the reality of many Brazilians still in the year 2022. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/6258 |
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