Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6268
Authors: Nascimento, Lucas Magno Do
metadata.dc.contributor.advisor: Sandes, Fábio Nascimento
Title: O papel do escapismo no ensino de língua inglesa por Roleplaying Games
Keywords: Escapismo;Roleplaying games;Ensino de língua inglesa;Escapism;Roleplaying games;English language teaching
Issue Date: 2-Feb-2021
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: NASCIMENTO, Lucas Magno do. O papel do escapismo no ensino de língua inglesa por Roleplaying Games. 2019. 45 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciado em Letras – Língua Inglesa e Literaturas, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.
metadata.dc.description.resumo: Diversas competências e habilidades são necessárias para que o ensino de língua inglesa ocorra, não apenas relegados à esfera gramatical (KUMARAVADIVELU, 1994), pois a língua em si não é apenas gramaticalidade. O aprendizado de uma língua envolve inúmeras áreas que envolvem diversos elementos como cultura, repertórios (PENNYCOOK, 2018) e discursos (ORLANDI, 1999) de um local. O ensino de língua inglesa por roleplaying games (GLASS et. al., 2015) pode ser usado para ensinar tais conceitos, que são imanentes para que o estudante se torne um cidadão global (GEE, 2009) em sala de aula. O trabalho mostra como o ensino por meio de roleplaying games trabalha com o imaginário dos jogadores, o espaço onde o ensino, por esta abordagem, ocorre. Para entender como o imaginário funciona durante as partidas, o referencial teórico explicita sobre os conceitos de escapismo (LEVINAS, 2003) e truthmaker principle (BRICKER, 2015) que permeiam, inconscientemente, toda a campanha. O estudo foi feito com base em um estudo de caso realizado na disciplina Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa IV, empreendido ao final de novembro de 2018 e concluiu- se que a abordagem por RPGs é válida e produtiva para com os alunos, se o educador compreender como as mecânicas do jogo conversam entre si para que ele, o professor, possa tirar o melhor de seus estudantes.
Abstract: Several abilities and competencies are needed for the English teaching occur, not only knowledge regarding grammar (KUMARAVADIVELU, 1994), because a language is not only grammaticality. The process of learning a new language entangles areas that inhabits domains such as culture, repertoires (PENNYCOOK, 2018) and discourses (ORLANDI, 1999) of a place. English teaching through roleplaying games (GLASS et. al., 2015) may be used to teach such concepts, which are immanent for students that aim to become a global citizen (GEE, 2009) in a classroom. The undergraduate thesis demonstrates how English teaching through roleplaying games teaches using the students’ imagination, a space where the teaching using RPGs happens. To understand the role that the imagination has during the campaigns, the referential framework explains concepts like escapism (LEVINAS, 2003) and the truthmaker principle (BRICKER, 2015), these concepts are in every RPG campaign unconsciously. The thesis was made based on a study case which was done on the curricular discipline ‘Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Língua Inglesa IV’, it occurred at the end of November, 2018. Through it was concluded that using roleplaying games on English teaching classes is a valid and productive way to teach students. But, the teacher must comprehend how the game mechanics’ work between themselves so that the teacher may best use them.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6268
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