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dc.contributor.advisorMorais, Maria Perla Araújo-
dc.contributor.authorCarvalho, Diana Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-12-22T12:25:41Z-
dc.date.available2023-12-22T12:25:41Z-
dc.date.issued2023-12-22-
dc.identifier.citationCARVALHO, Diana Rodrigues. A música triste louca ou má e as imagens de mulher. 2021. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6282-
dc.description.abstractThis article aims to discuss the song “Triste, Louca ou Má”, performed by the Brazilian band Francisco El Hombre, based on concepts such as contemporaneity, feminism and intersectionality. The song's lyrics reflect on the place reserved for women in Brazilian society and encourage the debate on a new perception of the female subject. Confronting fixed images of women with new images, music provides female empowerment, since it treats women as a subject. In this sense, we will make the musical text dialogue with social and literary discussions, because we believe that music has many characteristics that bring it closer to literature. However, our focus is to perceive the behaviors, transmitted through phrases and attitudes, that provoke machismo. To carry out this reading, it will be necessary to activate concepts that help to visualize the questioning potential that music presents, such as Agamben (2009), Crenshaw (2002) Tiburi (2018), Arruzza, Bhattacharya, Fraser (2019).pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livrept_BR
dc.subjectContemporâneopt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectSujeito femininopt_BR
dc.subjectEmpoderamendopt_BR
dc.subjectContemporarpt_BR
dc.subjectSongpt_BR
dc.subjectFemale Subjectpt_BR
dc.subjectEmpoweringpt_BR
dc.titleA música triste louca ou má e as imagens de mulherpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo pretende discutir a música “Triste, Louca ou Má”, interpretada pela banda brasileira Francisco El Hombre, a partir de conceitos como contemporaneidade, feminismo e interseccionalidade. A letra da música reflete sobre o lugar reservado à mulher na sociedade brasileira e propicia o debate sobre uma nova percepção do sujeito feminino. Confrontando imagens fixas da mulher com novas imagens, a música propicia o empoderamento feminino, uma vez que trata a mulher como um sujeito. Nesse sentido, faremos o texto musical dialogar com discussões sociais e literárias, porque acreditamos que a música apresenta muitas caraterísticas que a aproximam da literatura que se preocupa com essa desconstrução da subalternidade da figura feminina. Para realizar essa leitura será necessário acionar conceitos que ajudam a visualizar o potencial questionador que a música apresenta, tais como Agamben (2009), Crenshaw (2002), Tiburi (2018), Arruzza, Bhattacharya, Fraser (2019).pt_BR
dc.publisher.campusPorto Nacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::PORTO NACIONAL::PRESENCIAL::LICENCIATURA::LETRAS ‒ LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURASpt_BR
dc.publisher.localPorto Nacionalpt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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