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http://hdl.handle.net/11612/6385
Authors: | Pinheiro, Guilherme Silva |
metadata.dc.contributor.advisor: | Gomes, Verenna Barbosa |
Title: | Mistério Sustentável: Proposta de um jogo para o Ensino de Química na Era Digital |
Keywords: | Jogo pedagógico digital,;Lúdico,;“RPG Maker”,;Ferramenta de ensino.;Digital pedagogical game,;Lucid,;RPG Maker,;Teaching tool. |
Issue Date: | 30-Jan-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | PINHEIRO, Guilherme Silva. MISTÉRIO SUSTENTÁVEL: PROPOSTA DE UM JOGO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA ERA DIGITAL. 2023. 35 f. TCC (Graduação) - Curso de Química, Unidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | O presente trabalho descreve o desenvolvimento de uma nova ferramenta para o Ensino de Química que consiste em um jogo educativo digital de nome “Mistério Sustentável”, com o objetivo de ser uma nova opção como ferramenta de ensino ao apresentar o caráter digital, tendo como ênfase as questões sociocientíficas, históricas e multidisciplinares permitindo uma aplicação dinâmica, tanto para aparelhos móveis ou computadores de mesa e que possa ser jogado em diferentes ambientes como em sala de aula, no laboratório de informática da escola ou até mesmo dentro de casa. O jogo foi produzido na plataforma “RPG Maker MV” e conta com cinco desafios sobre os conteúdos de sustentabilidade e ácido e base. Por meio do jogo “Mistério Sustentável” espera-se entregar uma nova ferramenta de ensino que possa ser utilizado de diferentes formas em sala de aula auxiliando a aprendizagem dos alunos ao mesclar conceitos químicos com os seus respectivos cotidianos ao entregar um jogo que ande em consonância com a realidade dos alunos ao abordar a era digital, que se encontra muito presente em dia-a-dia, como também por meio dos desafios do jogo incentivando o uso de novas ferramentas de ensino, a aprendizagem por meio de ferramentas e plataformas digitais e o trabalho em equipe, tudo isso desenvolvendo habilidades propostas pela BNCC. |
Abstract: | The present work describes the development of a new tool for Chemistry Education which consists of a digital educational called “Mistério Sustentável”, with the aim of being a new option of teaching tool when presenting the digital character, emphasizing socioscientific, historical and multidisciplinary issues allowing a dynamic application, both for mobile devices or desktop computers and that can played in different environments such as in the classroom, in the school’s lab or even at home. The game was produced on the “RPG Maker MV” platform and has five challenges on sustainability and acid and base subjects. Through the game “Mistério Sustentável” it is expected to deliver a new teaching tool that can be used in different ways in the classroom helping students learning by articulating chemical concepts with their respective daily lives by delivering a game tha walks in line with the students reality when approaching the digital age, which is very present in our daily lives, as well as through game challenges, encouraging the use of new teaching tools, learning through digital tools and platforms and teamwork, all without leaving what is proposed by the BNCC. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/6385 |
Appears in Collections: | Química |
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