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dc.contributor.advisorMEDEIROS, Olivia Macedo Miranda de .-
dc.contributor.authorFERREIRA, Wiris Orimar.-
dc.date.accessioned2024-01-31T13:10:58Z-
dc.date.available2024-01-31T13:10:58Z-
dc.date.issued2024-01-31-
dc.identifier.citationFERREIRA, Wiris Orimar. RELIGIÃO, POLÍTICA E CONSERVADORISMO: o caso da assembleia de deus seta em araguaína, tocantins. 2022. 122 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós - Graduação de Estudos em Cultura e e Território - Ppgcult, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/6428-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze the political culture of conservative bias present in the political and religious relations of the Assembly of God, Seta, in Araguaína-TO. In order to do so, we used as sources the oral reports of the pastors and leaders of the aforementioned Church, which were produced through semi-structured questionnaires, based on the approach of Oral History by Alessandro Portelli (2010). Since this is an interdisciplinary approach (POMBO, 2020), we seek to articulate two theoretical-analytical dimensions: the discussion about territory from Rogério Haesbaert's perspective of multi- territoriality and symbolic territory; and Pierre Bourdieu's (1982; 2006; 2008) approach to power constructed from a symbolic economy that articulates the religious and political fields. From this investigation, we concluded that the customs guidelines, which, have been becoming an important currency in the symbolic economy of the religious and political fields, were mobilized by AG Seta, especially since the 2000s onwards, as an instrument of electoral power both within the scope of production and reproduction of the beliefs of their lay people, as well as the strengthening of their power within local politics, which culminates in the rise of leaders who use the religious agenda to reach positions within the legislature and executive.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAssembleia de Deus,pt_BR
dc.subjectCultura política,pt_BR
dc.subjectConservadorismo,pt_BR
dc.subjectPauta de costumes.pt_BR
dc.subjectAssembly of God,pt_BR
dc.subjectPolitical culture,pt_BR
dc.subjectConservatism,pt_BR
dc.subjectCustoms agenda.pt_BR
dc.titleReligião, política e conservadorismo:pt_BR
dc.title.alternativeo caso da assembleia de deus seta em araguína, tocantins.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo analisar a cultura política de viés conservador presente nas relações políticas e religiosas da Assembleia de Deus (AD), Serviço de Evangelização dos Rios Tocantins e Araguaia (Seta), em Araguaína-TO. Para tanto, utilizamos como fontes os relatos orais dos pastores e dirigentes da referida Igreja, os quais foram produzidos por meio de questionários semiestruturados sob a abordagem de História Oral de Alessandro Portelli (2010). Tratando-se de uma abordagem interdisciplinar (POMBO, 2020), buscamos articular duas dimensões teórico-analíticas: a discussão sobre território, a partir da perspectiva de Rogério Haesbaert sobre multiterritorialidade e território simbólico; e a abordagem do poder construído a partir de uma economia simbólica que articula o campo religioso e o político, sob a perspectiva de Pierre Bourdieu (1982; 2006; 2008). Dessa investigação, resultou a conclusão de que as pautas de costumes — as quais vêm se tornando importante moeda na economia simbólica dos campos relogioso e político — foram mobilizadas pela AD Seta, especialmente a partir dos anos 2000, como instrumento de poder eleitoral. Esse instrumento, tanto na produção/reprodução da crença de seus leigos como no fortalecimento de seu poder dentro da política local, culmina com a ascensão de líderes que se valem da pauta religiosa para atingir posições dentro do legislativo e do executivo.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
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