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http://hdl.handle.net/11612/6478
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DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | ALMEIDA, Cleide Medeiros de. | - |
dc.contributor.author | SILVEIRA, Josione Pereira da. | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-02T12:05:32Z | - |
dc.date.available | 2024-02-02T12:05:32Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVEIRA, Josione Pereira da. Ô DE CASA, Ô DE FORA: saberes e fazeres do lindô e pagode no quilombo cocalinho, santa fé do araguaia (to). 2023. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós - Graduação de Estudos em Cultura e e Território - Ppgcult, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/6478 | - |
dc.description.abstract | The research aims to understand how the production of ancestral knowledge occurs in Quilombo Cocalinho, through the lindô and pagode dances. As methodology was used the Oral History with the theme in history of life. For data collection, we used semi-structured interviews with six guardians of these two cultural expressions. The pagode dance and the lindô dance are traditions linked to the religiosity of the Cocalinho Quilombo. They are cultural expressions that accompany the residents of the quilombo even before the migrations that culminated in the territoriality of the current quilombo located in the municipality of Santa Fé do Araguaia (TO). Research already carried out and published reports that the quilombo has found difficult to preserve its ancestral traditions due to factors such as the loss of part of the territory to landowners over the decades and the departure of the community residentes who left for the cities in Search of work. The theoretical contribution of this research and the analyzes of the interviews with the guardians of the cultural knowledge of the Cocalinho community made us understand their territorialities, their memories, their ways of existing and their poetics intertwined in the cultural expressions represented by the pagode and lindô dances. The results of this research showed that in the Quilombo Cocalinho the loss of territory, the culture, economiy and social transformations over the last decades contributed to the decline of ancient cultural practices such as the custom of baking cakes on the stone, reisadas and the pagode dance. However, the research also pointed out that the Quilombo Cocalinho still maintains strongly the old tradition of the lindô dance. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Quilombo Cocalinho, | pt_BR |
dc.subject | Território quilombola, | pt_BR |
dc.subject | Saberes quilombolas, | pt_BR |
dc.subject | Pagode, | pt_BR |
dc.subject | Lindô, | pt_BR |
dc.subject | Cocalinho Quilombo, | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Territory, | pt_BR |
dc.subject | Quilombola Knowledge. | pt_BR |
dc.title | Ô de casa, ô de fora: | pt_BR |
dc.title.alternative | saberes e fazeres do lindô e pagode no quilombo cocalinho, santa fé do araguaia (to). | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa tem por objetivo compreender como ocorre a produção dos saberes ancestrais no quilombo Cocalinho por meio da dança do lindô e da dança do pagode. Como metodologia foi utilizada a História Oral com a temática em história de vida. Para a coleta de dados utilizamos entrevistas semiestruturadas com seis interlocutores (as) guardiões (ãs) dessas duas expressões culturais. A dança do pagode e a dança do lindô são tradições ligadas à religiosidade do quilombo Cocalinho. São expressões culturais que acompanham os/as moradores/as do quilombo antes mesmo das migrações que culminaram na territorialidade do atual quilombo localizado no município de Santa Fé do Araguaia (TO). Pesquisas já realizadas e publicadas relatam que o quilombo tem encontrado dificuldades em preservar suas tradições ancestrais por conta de fatores como a perda de parte do território para latifundiários ao longo das décadas e a saída de moradores/as da comunidade que partiram para as cidades em busca de trabalho. O aporte teórico desta pesquisa e as análises das entrevistas com os (as) guardiões (ãs) dos saberes culturais da comunidade quilombola Cocalinho nos fizeram compreender suas territorialidades, suas memórias, seus modos de existir e suas poéticas imbricadas nas expressões culturais representadas pela dança do pagode e do lindô. Os resultados desta pesquisa apontaram que no quilombo Cocalinho as transformações culturais, econômicas e sociais ao longo das décadas contribuíram para a diminuição de práticas culturais antigas como o costume de assar bolo na pedra, as reisadas e a dança do pagode. Todavia a pesquisa também apontou que o quilombo Cocalinho ainda mantém forte a antiga tradição da dança do lindô. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Estudos de Cultura e Território |
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