Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6505
Authors: MOREIRA, João Antonio Rodriguês dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor: DESIDÉRIO, Plábio Marcos Martins
Title: OS CAVALEIROS DO ZODÍACO, RECEPÇÃO, SENTIDOS E IDENTIDADE: uma abordagem sobre o consumo do anime Os Cavaleiros do Zodíaco e suas territorialidades no evento Anime Sun em Araguaína
Keywords: Os Cavaleiros do Zodíaco;Consumo;Cultura;Araguaína;The Knights of the Zodiac;Culture;Consumption
Issue Date: 7-Feb-2024
Citation: MOREIRA, João Antonio Rodriguês dos Santos. OS CAVALEIROS DO ZODÍACO, RECEPÇÃO, SENTIDOS E IDENTIDADE: uma abordagem sobre o consumo do anime Os Cavaleiros do Zodíaco e suas territorialidades no evento Anime Sun em Araguaína. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Cultura e Território) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2020.
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação procura analisar o consumo cultural das narrativas presentes no desenho animado japonês Os Cavaleiros do Zodíaco, no âmbito da cidade de Araguaína, sob o prisma dos Estudos Culturais. Buscou se desenvolver uma pesquisa sobre os animes e Os Cavaleiros do Zodíaco, bem como analisar a história de sua produção sob o viés teórico de autores, como Stuart Hall, Raymond Williams e Douglas Kellner, dentre outros autores e pesquisadores que abordaram o objeto da pesquisa e contribuíram teórica e metodologicamente com essa investigação. Para tanto, foi feito um levantamento dos principais eventos de animação japonesa existentes no Brasil e no Tocantins, destacando a cidade de Araguaína. Após isso, procurou se evidenciar concepções de Cultura que fazem ponte entre o ambiente televisivo, práticas culturais e as relações existentes entre Identidade e Globalização, sistematizando um estudo acerca de elementos identitários na pós modernidade, através do consumo da experiência. Posteriormente, buscou se apresentar as dados obtidos por meio de grupos focais realizados no festival Anime Sun de 2018 e 2019 na cidade de Araguaína, bem como de pesquisas quantitativas realizadas pela plataforma Google Forms, apontando se assim algumas implicações relativas ao consumo cultural, objetivando destacar o modo como o anime Os Cavaleiros do Zodíaco é recepcionado.
Abstract: This dissertation seeks to analyze the cultural consumption of the narratives present in the Japanese cartoon The Knights of the Zodiac, in the context of the city of Araguaína, under the prism of Cultural Studies. We sought to develop a research on anime and The Knights of the Zodiac, as well as to analyze the history of their production under the theoretical bias of authors, such as Stuart Hall, Raymond Williams and Douglas Kellner, among other authors and researchers who approached the object. of the research and contributed theoretically and methodologically to this investigation. Therefore, a survey was made of the main Japanese animation events existing in Brazil and Tocantins, highlighting the city of Araguaína. After that, we tried to highlight conceptions of Culture that make a bridge between the television environment, cultural practices and the existing relations between Identity and Globalization, listing a theoretical study about identity elements in post-modernity, through the consumption of experience. Subsequently, we sought to present the data obtained through focus groups held at the 2018 and 2019 Anime Sun festival in Araguaína, as well as quantitative research carried out by the Google Forms platform, thus pointing out some implications regarding cultural consumption. , aiming to highlight the way in which The Knights of the Zodiac is received.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6505
Appears in Collections:Mestrado em Estudos de Cultura e Território

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOÃO ANTONIO RODRIGUÊS DOS SANTOS MOREIRA-DISSERTAÇÃO-PPGCult.pdf3.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.