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http://hdl.handle.net/11612/6615
Authors: | Malta, Márcio Telles de Souza |
metadata.dc.contributor.advisor: | Asevedo, Marcial de |
Title: | Canudos ao olhar de um canudense: ressignificando memórias e território através da performance autobiográfica |
Keywords: | Território;Memória;Canudos - BA;Performance;Territory;Memory;Federal University of Tocantins;Performance |
Issue Date: | 2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | MALTA, Márcio Telles de Souza. Canudos ao olhar de um canudense: ressignificando memórias e território através da performance autobiográfica. 2023.39f. Monografia (Graduação). Curso de Tetro. Universidade Federal do Tocantins. Palmas, 2023 |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo tem como objetivo problematizar a performance autobiográfica enquanto prática artística que promove a resistência, a pluralidade e a diferença, discutindo o conceito de performance em seus aspectos históricos, antropológicos e artísticos, bem como a performance autobiográfica, que possibilita o resgate de experiências pessoais, memórias coletivas e, no recorte apontado aqui, o exercício da Performance autobiográfica. Aborda aspectos da Revolução da Guerra de Canudos e analisa performances autobiográfica sendo fomentada no ambiente natural das memórias da performance e demais territórios que não necessariamente o ambiente natural vivenciado por ele. Por fim, avalia o caminho evocado pela performance como viável ao estabelecimento de estratégias de resistência e sensibilização por meio da experiência artística compartilhada entre performer e espectadoras. Ademais, aponta a performance como alternativa para instigar o pensamento crítico, a liberdade e a criação de possibilidades de transformações no âmbito pessoal e coletivo, por meio de ações que abordam temáticas identitárias que refletem as lutas de movimentos sociais, como o movimento LGBTQI+, negro, cigano e tantas outras formas de sociedades marginalizadas no Brasil. |
Abstract: | This article aims to problematize autobiographical performance as an artistic practice that promotes resistance, plurality and difference, discussing the concept of performance in its historical, anthropological and artistic aspects. as well as the autobiographical performance, which enables the rescue of personal experiences, collective memories and, in the excerpt pointed out here, the exercise of the autobiographical performance. It addresses aspects of the Canudos War Revolution and analyzes autobiographical performances, being fostered in the natural environment of the memories of the performance and other territories that are not necessarily the natural environment experienced by it. Finally, it evaluates the path evoked by the performance as viable for the establishment of strategies of resistance and sensitization through the artistic experience shared between performer and spectators. In addition, it points to performance as an alternative to instigate critical thinking, freedom and the creation of possibilities for transformations in the personal and collective spheres, through actions that address identity themes that reflect the struggles of social movements, such as the movement LGBTQI+, black, gypsy and so many other forms of marginalized society in Brazil. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/6615 |
Appears in Collections: | Teatro |
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