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http://hdl.handle.net/11612/6669
Authors: | Fernandes, João Sousa |
metadata.dc.contributor.advisor: | Mendes, Chirley Rodrigues |
Title: | “Favela, o mestre da cultura popular: memória, história oral e narrativa na cultura popular de Porto franco- MA” |
Keywords: | Favela;Cultura popular;História Oral;Memória;Narrativa;Favela;Popular culture;Oral history;Memory;Narrative |
Issue Date: | 2-Apr-2024 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | João Sousa Fernandes. “Favela, o mestre da cultura popular: memória, história oral e narrativa na cultura popular de Porto franco- MA”. 108 f. 2024. Monografia (Graduação) - Curso de Ciências Sociais, UFNT, Tocantinópolis, 2024. |
metadata.dc.description.resumo: | Este trabalho de conclusão de curso (TCC) visa apresentar a trajetória de vida de Felipe Serrão, com o intuito de perceber e compreender sua importância para a cultura popular de Porto Franco, cidade onde a pesquisa está ambientada. Objetivamos evidenciar a história de vida de Felipe Serrão - também conhecido como Favela e “mestre da cultura popular” - buscando torná- la parte da história oficial da cidade de Porto Franco e visibilizar outras narrativas sobre a cidade e atores sociais não hegemônicos. Para a constituição da narrativa aqui apresentada, utilizamos a história oral como metodologia científica, a fim de reconstruir memórias dos interlocutores sobre a história de vida de Felipe Serrão por meio de suas conexões com a cidade de Porto Franco e a cultura popular local. Tomando como eixo a perspectiva de que trajetórias individuais nos permitem acessar memórias e processos coletivos, nos valemos do percurso trilhado por Favela para apresentar e discorrer sobre alguns elementos das principais festividades populares de Porto Franco nas quais ele atuou, quais sejam: o Carnaval, a Festa do Divino Espírito Santo, as Festas Juninas e o Bumba Meu Boi. Com isso problematizamos ao longo da pesquisa até que ponto a memória de Favela se entrelaça com a identidade porto- franquina, a história da cidade, o imaginário coletivo e o processo contínuo de construção de seu campo cultural. Nas análises, refletimos sobre como a história de vida de Favela nos conecta a várias outras histórias, contextos e atores sociais locais (brincantes, foliões, devotos, artistas, ativistas, agentes públicos), com o argumento de que trajetórias individuais permitem acessar processos coletivos e dinâmicas sociais. Por fim, destaca-se que a pesquisa realizada abre espaço para discussões em torno das manifestações culturais populares, bem como sobre a importância da memória, da oralidade e das suas mais variadas formas de registro. |
Abstract: | This end-of-course work aims to present the life story of Felipe Serrão, in order to understand his importance to the popular culture of Porto Franco, the city where the research is set. Our aim is to highlight the life story of Felipe Serrão - also known as Favela and “master of popular culture” - with the aim of making it part of the official history of the city of Porto Franco and making other narratives about the city and non-hegemonic social actors visible. To create the narrative presented here, we used oral history as a scientific methodology, in order to reconstruct the interlocutors' memories of Felipe Serrão's life story through his connections with the city of Porto Franco and local popular culture. Taking as our axis the perspective that individual trajectories allow us to access collective memories and processes, we used the path taken by Favela to present and discuss some elements of the main popular festivities in Porto Franco in which he performed, namely: Carnival, the Divino Espírito Santo Festivitie, the June Festivities and Bumba Meu Boi. Throughout the research, we problematized the extent to which Favela's memory is intertwined with Porto Franco's identity, the city's history, the collective imagination and the continuous process of building its cultural field. In the analysis, we reflect on how Favela's life story connects us to various other stories, contexts and local social actors (brincantes/players, revelers, devotees, artists, activists, public agents), with the argument that individual trajectories allow us to access collective processes and social dynamics. Finally, it stands out that the research conducted opens up space for discussions around popular cultural manifestations, as well as the importance of memory, orality and its many different forms of recording. |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/6669 |
Appears in Collections: | Ciências Sociais |
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