Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6772
Authors: Lima, Paulo Roberto Albuquerque de
metadata.dc.contributor.advisor: Meneses, Verônica Dantas
Title: A identidade tocantinense em narrativas da música regional
Keywords: Identidade. Cultura. Música. Tocantins. identity. culture. music
Issue Date: 7-Dec-2017
Citation: LIMA, Paulo Roberto Albuquerque de. A identidade tocantinense em narrativas da música regional.2017. 162f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Sociedade) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade, Palmas, 2017.
metadata.dc.description.resumo: As referências culturais são o que caracterizam os agrupamentos ou nações, e a formação de nações é um dos critérios para se atribuir identidade, que é, em última análise, a melhor ferramenta de negociação entre o que se é e que se pode ser. Nação e identidade estão ligadas aos costumes, que são a cultura do povo. O desafio maior deste estudo está na procura por elementos discursivos que possam ajudar na formação da identidade tocantinense. Para tanto, parte-se do princípio de que alguns dos mais importantes criadores da música local fazem este discurso. Como objeto da pesquisa foram escolhidas 24 obras de seis narradores reconhecidamente regionais para, à luz da Análise Crítica da Narrativa proposta pelo teórico brasileiro Luiz Gonzaga Motta, entender os elementos que a música regional mobiliza em torno da expressão da identidade deste território. Ao fim, a conclusão mais relevante é que o compositor de música regional tocantinense mantém-se num esforço contínuo para cantar sua própria aldeia.
Abstract: Cultural references are what characterize the groupings or nations; and the formation of nations is one of the criteria for assigning identity, which is ultimately the best negotiation tool between what one is and what one can be. Nation and identity are linked to customs, which are the culture of the people. The major challenge of this study is the search for discursive elements that can help in the formation of the identity of Tocantins. To this end, it is assumed that some of the most important creators of the local music make this speech. As the object of the research 24 works of six regional narrators were chosen to understand the elements that regional music mobilizes around the expression of the identity of this territory, in the light of the Critical Analysis of Narrative proposed by the Brazilian theorist Luiz Gonzaga Motta. At the end, the most relevant conclusion is that the composer of regional music of Tocantins remains in a continuous effort to sing his own village.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6772
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação e Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Paulo Roberto Albuquerque de Lima - Dissertação.pdf1.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.