Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/6954
Authors: Silva, Angela Maria da
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Vitor Hugo Abranche de
Title: Música regional e sertão: a representação da identidade do Tocantins do final do século XX até as primeiras décadas do século XXI
Keywords: Linguagem musical. Música regional. Identidade sertaneja. Musical language. Regional music. "Sertaneja" identity
Issue Date: 18-Mar-2024
Citation: SILVA, Angela Maria da. Música regional e sertão: a representação da identidade do Tocantins do final do século XX até as primeiras décadas do século XXI.2024.145f. Dissertação (Mestrado em História das Populações Amazônicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, Porto Nacional, 2024.
metadata.dc.description.resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado Profissional das Populações Amazônicas (PPGHISPAM), da Universidade Federal do Tocantins, no campus de Porto Nacional. O estudo apresenta a linguagem musical como elemento cultural que vincula características de tempo e espaço. Portanto, como fonte histórica, demonstra que contextos de vivências podem estar presentes nas músicas regionais sendo reflexo de identidade. Assim, através da música regional do Tocantins, representadas por aqueles que são considerados pioneiros da musicalidade regional, buscamos analisar como a identidade sertaneja tocantinense está representada nas músicas dos compositores Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Juraildes da Cruz e Dorivã. A representação da identidade sertaneja do Tocantins, a partir do final do século XX até a vigente década do século XXI, considerou as reflexões de autores como Oliveira (2016), Storniolo (2020) e Lima e Meneses (2020), que apontaram a identidade tocantinense pautada na história da criação do estado e reconheceram a música regional como traço dessa identidade. Assim, dentro desse processo histórico, a questão norteadora deste estudo indaga como a linguagem da música regional tocantinense mostra a identidade do sertão como espaço histórico. Para que esse tema fosse desenvolvido, os objetivos nos levaram a buscar, em quatro músicas regionais do Tocantins, a representação característica que lhes dão identidade regionalista e o quanto a imagem desse espaço pode estar atrelada a espaço e interesses de poder. Também, a ver o quanto a narrativa nas letras de músicas dos representantes regionalistas demonstra o espaço sertão dentro de um contexto territorial pré-existente à criação do estado do Tocantins, visto que a historiografia do norte goiano até 1989, com tradições e costumes marcados também por uma sociedade agropastoril, tornou-se cenário do espaço sertão tocantinense. A pesquisa qualitativa se utilizou de reflexões bibliográficas que embasou afirmar o que na linguagem das músicas representou de sertão na identidade sertaneja do Tocantins. Essas músicas demonstraram um sertão que não se restringe apenas a espaço fisiográfico. Mas, apontaram uma identidade que perpassa contextos de espaços, onde esses, mesmo se transformando culturalmente, carregam a essência de vivência sertaneja.
Abstract: The present dissertation was developed within the Professional Master's Program in Amazonian Populations (PPGHISPAM), at the Federal University of Tocantins, in the Porto Nacional campus. The study presents musical language as a cultural element that links characteristics of time and space. Therefore, as a historical source, it demonstrates that contexts of experiences can be present in regional music, reflecting identity. Thus, through the regional music of Tocantins, represented by those considered pioneers of regional musicality, we seek to analyze how the Tocantins "sertaneja" identity is represented in the songs of composers Genésio Tocantins, Braguinha Barroso, Juraildes da Cruz, and Dorivã. The representation of the Tocantins "sertaneja" identity, from the late 20th century to the current decade of the 21st century, considered the reflections of authors such as Oliveira (2016), Storniolo (2020), and Lima and Meneses (2020), who pointed out the Tocantins identity based on the history of the state's creation and recognized regional music as a feature of that identity. Thus, within this historical process, the guiding question of this study asks how the language of Tocantins regional music shows the identity of the hinterland as a historical space. For this theme to be developed, the objectives led us to seek, in four regional songs of Tocantins, the characteristic representation that gives them a regionalist identity and how much the image of this space may be linked to space and power interests. Also, to see how much the narrative in the lyrics of songs by regionalist representatives demonstrates the hinterland within a territorial context pre- existing the creation of the state of Tocantins, since the historiography of northern Goiás until 1989, with traditions and customs also marked by an agropastoral society, became the setting for the Tocantins hinterland space. The qualitative research used bibliographic reflections that supported affirming what in the language of the songs represented the hinterland in the Tocantins "sertaneja" identity. These songs demonstrated a sertão that is not restricted only to physiographic space. However, they pointed out an identity that permeates contexts of spaces, where these, same culturally transformed, carry the essence of the sertanejo experience.
URI: http://hdl.handle.net/11612/6954
Appears in Collections:Mestrado em História das Populações Amazônicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Angela Maria da Silva - Dissertação.pdf2.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.