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http://hdl.handle.net/11612/7137
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Gonçalves Filho, Francisco | - |
dc.contributor.author | Silva, Thiago Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2024-11-14T13:53:26Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14T13:53:26Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Thiago Soares da. A capoeira como arte, dança e luta afrobrasileira: levantamento, descrição e estudo da prática atual da capoeira regional e de angola em Miracema do Tocantins. 2019. 45f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal do Tocantins, Campus de Miracema, Miracema do Tocantins, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11612/7137 | - |
dc.description.abstract | The objective of this paperisto makean objection about capoeira inside and outside the schools, a trajec tory of its origin and the difficulti esfound for its realization as sport, fight and afro-brazilian dance. From its official criminalization (in the Penal Code), in the beginning of the Republicuntil the 1940s and the main responsible for spreading capoeira in Braziland in the world, in this period, being Mestre Pastinha (1889 - 1981), and Mestre Bimba (1900 - 1974). Wesurveyed the names of the group sand the main responsible for capoeira in the municipality of Miracema do Tocantins, their roots and trajectories, as well as the challenges faced in keeping capoeira alive in the city. Thus, in an interview highlightsthemaincharacteristicsoftheexistinggroupsandtheirresponsibles, as well as the irideasabout capoeira, musicality and teaching in school sand in the community. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
dc.rights | Acesso livre. | pt_BR |
dc.subject | Resistência | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Povo brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.title | A capoeira como arte, dança e luta afrobrasileira: levantamento, descrição e estudo da prática atual da capoeira regional e de Angola em Miracema do Tocantins | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.description.resumo | O trabalho tem por objetivo fazer uma obordagem a respeito da capoeira dentro e fora das escolas, uma trajetória de sua origem e das dificuldades encontradas para concretização como esporte, luta e dança afrobrasileira. Da sua criminalização oficial (no Código Penal), no início da República até os anos de 1940 edos principais responsáveis por propagar a capoeira no Brasil e no mundo,neste período, sendo eles o Mestre Pastinha (1889 – 1981), e o Mestre Bimba (1900 – 1974).Levantamos os nomes dos grupos e dos principais responsáveis pela capoeira no municipio de Miracema do Tocantins, suas raízes e trajetórias, bem como os desafios enfrentados para manter viva a capoeira na cidade. Assim, em entrevista destaca-se as principais caracteristicas dos grupos existentes e seus responsaveis, bem como suas ideias sobre a capoeira, musicalidade e ensino nas escolas e na comunidade. | pt_BR |
dc.publisher.campus | Miracema | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.publisher.curso | CURSO::MIRACEMA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::PEDAGOGIA | pt_BR |
dc.publisher.local | Miracema | pt_BR |
dc.publisher.level | Graduação | pt_BR |
Appears in Collections: | Pedagogia |
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