Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/7322
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dc.contributor.advisorPadovan, Regina Célia-
dc.contributor.authorMenezes, Roberta Tavares de Albuquerque-
dc.date.accessioned2024-12-23T10:04:34Z-
dc.date.available2024-12-23T10:04:34Z-
dc.date.issued2024-09-30-
dc.identifier.citationMENEZES, Roberta Tavares de Albuquerque. A dança da suça: identidade no quilombo de Chapada de Natividade – Tocantins (1988-2023).2024. 162f. Dissertação (Mestrado em História das Populações Amazônicas) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas, Porto Nacional, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/7322-
dc.description.abstractThe main focus of this research is the study of the suça dance in the remaining quilombo community of Chapada da Natividade, in Tocantins. The "suça" is a dance present in traditional communities in Tocantins, such as Lajeado, Dianópolis, Natividade, Paranã, among others, which refers to the legacies of the gold exploration period, to the memories and collective experiences, transmitted from generation to generation. Its main objective is to investigate the contribution of suça in the cultural preservation of the community and its relationship with quilombola education and identity, through the reading of the representations of its practitioners in the community of Chapada da Natividade – Tocantins, in the aforementioned period of 1988, with the promulgation of the Brazilian Constitution, and in 2023 due to the moment of public policies aimed at the manifestations of traditional culture. Based on the studies of historiography on the dance of the suça, observed in Mari de Nasaré Baiocchi (1999), Wolfgang Teske (2008), Everton dos Andes (2008), Wendy Almeida de Araújo (2013), Eloísa Marques Rosa (2015), among others. The research broadened its approach in the relationship with the quilombola identity and the representations of its practitioners through the methodology of Oral History, having as a theoretical basis the considerations of Verena Alberti (2005). The narratives, among other information, made it possible to bring together the experiences of residents and practitioners of the suça tradition, its preservation and appreciation as a cultural heritage present in the community studied, having as a theoretical basis, the contributions of Roger Chartier (1990), with a focus on representations; the approach to collective memory from Maurice Halbwachs (2004), the relationship between dance and cultural identity, with regard to the reading of Stuart Hall (2000), and the exercise of orality and listening, from Alessandro Portelli (1996). Finally, as a final product of the study, we present the production of didactic on the suça, for the use of teachers in teaching activities as a tangible way to preserve and strengthen this cultural manifestation with future generations, its circulation and dissemination in schools of quilombola and non-quilombola communities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPopulações Amazônicas; Suça; Comunidades remanescentes de quilombo; Identidade cultural; Amazonian Populations; Remaining communities of quilombo; Cultural identitypt_BR
dc.titleA dança da suça: identidade no quilombo de Chapada de Natividade – Tocantins (1988-2023)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como principal foco o estudo sobre a dança da suça na comunidade remanescente de quilombo de Chapada da Natividade, no Tocantins. A “suça” trata-se de uma dança presente nas comunidades tradicionais no Tocantins, como em Lajeado, Dianópolis, Natividade, Paranã, entre outras, a qual remete às heranças do período da exploração do ouro, às memórias e experiências coletivas, transmitidas de geração em geração. Tem como objetivo principal investigar a contribuição da suça na preservação cultural da comunidade e sua relação com a educação e a identidade quilombola, através da leitura sobre as representações de seus praticantes na comunidade de Chapada da Natividade – Tocantins, no referido período de 1988, com a promulgação da Constituição brasileira, e em 2023 devido ao momento de políticas públicas voltadas as manifestações da cultura tradicional. A partir dos estudos da historiografia sobre a dança da suça, observados em Mari de Nasaré Baiocchi (1999), Wolfgang Teske (2008), Everton dos Andes (2008), Wendy Almeida de Araújo (2013), Eloísa Marques Rosa (2015), entre outros. A pesquisa ampliou sua abordagem na relação com a identidade quilombola e as representações de seus praticantes através da metodologia da História Oral, tendo como base teórica as considerações de Verena Alberti (2005). As narrativas, entre outras informações possibilitaram aproximar às experiências dos moradores e praticantes da tradição da suça, sua preservação e valorização enquanto herança cultural presente na comunidade estudada, tendo como base teórica, as contribuições de Roger Chartier (1990), com o enfoque sobre as representações; a abordagem da memória coletiva a partir de Maurice Halbwachs (2004), da relação da dança e da identidade cultural, no tocante a leitura de Stuart Hall (2000), e no exercício da oralidade e da escuta, a partir de Alessandro Portelli (1996). Por fim, como produto final do estudo, apresentamos a produção de materiais didáticos sobre a suça, para o uso dos docentes nas atividades de ensino como uma maneira tangível de preservar e fortalecer essa manifestação cultural com as gerações futuras, sua circulação e divulgação em escolas de comunidade quilombolas e não quilombolas.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História das Populações Amazônicas

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