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Authors: Vieira, José Amilson Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor: Pinho, Maria José de
Title: Nem pedra nem vidraça: um estudo sobre indícios de práticas educativas criativas no ensino de Português
Keywords: Criatividade;Leitura;Gramática normativa;Decodificação;Produção de sentidos;Creativity;Reading;Normative grammar;Decoding;Production of meaning
Issue Date: 31-Mar-2015
Citation: VIEIRA, José Amilson Rodrigues. Nem pedra nem vidraça: um estudo sobre indícios de práticas educativas criativas no ensino de Português.2015. 185f. Dissertação (Mestrado em Letras: ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Programa de Pós-Graduação em Letras: ensino de Língua e Literatura, Araguaína, 2015.
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa tem como objeto indícios de práticas educativas criativas desenvolvidas no ensino de português. O problema investigativo consiste em verificar se a percepção de gestores, docentes, pais e estudantes de uma escola do Ensino Fundamental de Araguaína, Estado do Tocantins, em relação aos indícios de criatividade manifestados na atuação dos professores da instituição, converge com as práticas desenvolvidas por profissionais que trabalham na área da Língua Portuguesa. Nesse sentido, elegemos como objetivo geral ―analisar práticas efetivadas por professores de Língua Portuguesa de uma escola de Ensino Fundamental de Araguaína, Estado do Tocantins, avaliando a existência de indícios de criatividade‖. Com inscrição nos fundamentos da abordagem qualitativa, a investigação adota os princípios metodológicos do estudo de caso. Como técnicas e instrumentos de pesquisa, utiliza: a) observação não participante; b) entrevista semiestruturada; c) questionários e d) diário de campo. A fundamentação teórica mobiliza, em especial, estudos próprios da educação e da linguística textual. A escolha da escola-campo ocorreu mediante aplicação do Instrumento VADECRIE, questionário quanti-qualitativo que comporta dez categorias cujos indicadores possibilitam a valoração do grau de criatividade de instituições educativas. Na fase de levantamento diagnóstico, participaram da pesquisa a gestão, docentes e pais de estudantes. A análise dos dados demonstra que, para essas populações, a instituição investigada apresenta, em suas ações, fortes evidências de criatividade. Quando, entretanto, empreendemos cotejamento do que assinalam tais populações e o que observamos em sala de aula, subsidiados por entrevistas realizadas com nossas colaboradoras, constatamos uma considerável divergência. Apenas uma das três professoras apresenta indícios de práticas educativas criativas em suas aulas, em particular no que se refere às atividades de leitura, ali assumida como atividades de produção de sentidos; há, naquela turma, um incipiente processo de (re)significação do ensino de português, orientado a uma educação transdisciplinar, ecoformativa e holística. As outras duas docentes ainda concebem o ato de ler como mero exercício de decodificação, com privilégio do ensino essencialmente gramatical. Ambas se mantêm, dessa forma, distanciadas dos postulados do paradigma educacional emergente.
Abstract: The aim of this research has focused on evidence of creative educational practices developed in the Portuguese teaching. The investigative problem is whether the perception of managers, teachers, parents and students of a school of elementary school in Araguaína, state of Tocantins, in regard to creativity manifested in the actions of the institution teachers, converges with the practices developed by professionals working in the field of Portuguese Language. In this sense, we choose as general objective to analyze practices carried out by Portuguese teachers of an elementary school in Araguaína, state of Tocantins, assessing the existence of evidence of creativity. With enrollment in the fundamentals of qualitative approach, research adopted the methodological principles of the case study. As techniques and research tools, uses: a) non-participant observation; b) semi-structured interviews; c) questionnaires and d) field diary. The theoretical foundation mobilizes, in particular, own studies of education and textual linguistics. The choice of school-field occurred by applying VADECRIE Instrument, quantitative and qualitative questionnaire comprising ten categories whose indicators enable the valuation of the degree of creativity of educational institutions. At the diagnostic survey phase, participated in the research management, teachers and parents of students. Data analysis shows that, for these populations, the investigated institution shows in their actions, strong evidence of creativity. When, however, in a comparison about what was said by those people and what we observe in the classroom, subsidized by interviews with our collaborators, we found a considerable divergence. Only one of the three teachers presents evidence of creative educational practices in their classes, in particular with regard to the activities of reading, assumed in that place as sense production activities; There is, in that class, an incipient process of (re) significance of Portuguese teaching, guided to a transdisciplinary education, eco formative and holistic. The other two teachers still conceive the act of reading as a mere exercise of decoding, essentially with the privilege of the grammar teaching. Both remain thus apart of the postulates of the emerging educational paradigm.
URI: http://hdl.handle.net/11612/917
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