Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11612/4792
Authors: AMORIM, Matheus Costa
metadata.dc.contributor.advisor: CARNEIRO, Rogerio dos Santos
Title: Os Jogos no ensino de Matemática: uma prática visando a aprendizagem de alunos surdos e ouvintes com o uso da Libras
Keywords: Surdez;Jogos no Ensino de Matemática;Inclusão;Educação Matemática;Surdez;Deafness;Games in Mathematics Teaching;Inclusion;Mathematics Education
Issue Date: 2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: AMORIM, Matheus Costa. Os Jogos no ensino de Matemática: uma prática visando a aprendizagem de alunos surdos e ouvintes com o uso da Libras. 2022. 63 f. Trabalho de conclusão de curso em Licenciatura em Matemática, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2022.
metadata.dc.description.resumo: No desenvolvimento desta pesquisa, investigamos e realizamos uma constituição histórica dos surdos na sociedade, as leis que os amparam, o processo de inclusão e perpetuação de recursos pedagógicos auxiliadores no ensino de matemática a nível da Educação Básica, bem como, a formulação de uma proposta didática e construção de jogo, advindos das orientações metodológicas da Educação Matemática, fundamentadas nos dados obtidos através das pesquisas teóricas que foram delineadas no decorrer desta produção acadêmica. Parte desta exploração dedicou-se a pesquisa bibliográfica onde constituímos a partir da problemática de como o uso de jogos no ensino das quatro operações fundamentais da aritmética, pode contribuir para o ensino e aprendizagem de alunos surdos? Por meio de fontes da História dos Surdos e da Educação Matemática, uma apresentação do processo de inclusão das pessoas com deficiência, ênfase nos surdos e o processo de inserção de materiais didáticos na Educação Matemática. Além disso, empreendemos uma análise de uma sequência didática com uso da “Roleta da Aprendizagem”, um jogo que criamos e o aplicamos na Escola Estadual Modelo em Araguaína – TO, numa turma de 7o ano do Ensino Fundamental, sob a finalidade do ensino das quatro operações fundamentais da aritmética, analise de comportamento mediante aplicação de um jogo voltado para inclusão e comunicação entre ossujeitos surdos e ouvintes. Os resultados expressos vislumbram a viabilidade de aplicação e flexibilidade quanto às possibilidades de conteúdos que o jogo consegue contemplar, assim como, o uso da Língua Brasileira de Sinais, de fato, promove uma interação e inclusão entre os estudantes.
Abstract: In the development of this research, we investigated and carried out a historical constitution of the deaf in society, the laws that support them, the process of inclusion and perpetuation of pedagogical resources that help in the teaching of mathematics at the level of Basic Education, as well as the formulation of a proposal didactics and game construction, arising from the methodological guidelines of Mathematics Education, based on data obtained through theoretical research that were outlined in the course of this academic production. Part of this exploration was dedicated to bibliographic research where we constituted from the problem of how the use of games in the teaching of the four fundamental operations of arithmetic, can contribute to the teaching and learning of deaf students? Through sources from the History of the Deaf and Mathematics Education, a presentation of the process of inclusion of people with disabilities, emphasis on the deaf and the process of inserting teaching materials in Mathematics Education. In addition, we undertook an analysis of a didactic sequence using the "Roulette of Learning", a game that we created and applied at Escola Estadual Modelo in Araguaína - TO, in a 7th grade class of Elementary School, under the purpose of teaching the four fundamental operations of arithmetic, behavior analysis through the application of a game aimed at inclusion and communication between deaf and hearing subjects. The results expressed envisage the feasibility of application and flexibility regarding the possibilities of content that the game can contemplate, as well as the use of Brazilian Sign Language, in fact, promotes interaction and inclusion among students.
URI: http://hdl.handle.net/11612/4792
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