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dc.contributor.advisorDesidério, Plábio Marcos Martins-
dc.contributor.authorBarros, Thiago de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-03-13T23:46:35Z-
dc.date.available2023-03-13T23:46:35Z-
dc.date.issued2023-03-13-
dc.identifier.citationBARROS, Thiago de Oliveira. As representações na música popular brasileira nas décadas de 1960 e 1970. 2016. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11612/5068-
dc.description.abstractIn this work we try to understand the social representations and the imaginary presented within Brazilian Popular Music (MPB) as a form of protest during the period of military rule. Social representations are responsible for the form and content to be presented to society. Initially, the concepts of social representations are presented through Moscovsci (1978) and social imaginary, with Baczko (1985), along with the political scenario of the studied period. Soon after, some songs by the composers Chico Buarque, Belchior and Gilberto Gil are analyzed. The analysis is carried out within the bias of social representations and the social imaginary. Finally, we present the construction of feelings and images of a political scenario, through Brazilian popular music.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
dc.rightsAcesso livre.pt_BR
dc.subjectConstrução de sentimentos e imagenspt_BR
dc.subjectImaginário socialpt_BR
dc.subjectRegime militarpt_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectBuilding feelings and imagespt_BR
dc.subjectSocial imaginarypt_BR
dc.subjectMilitary regimept_BR
dc.subjectSocial representations.pt_BR
dc.titleAs representações na música popular brasileira nas décadas de 1960 e 1970.pt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho tentamos compreender as representações sociais e o imaginário apresentados dentro da Música Popular Brasileira (MPB) como forma de protesto durante o período de regime militar. As representações sociais são responsáveis pela forma e pelos conteúdos a serem apresentados à sociedade. Inicialmente são apresentados os conceitos de representações sociais através de Moscovsci (1978) e de imaginário social, com Baczko (1985), juntamente com o cenário político do período pesquisado. Logo em seguida, são analisadas algumas músicas dos compositores Chico Buarque, Belchior e Gilberto Gil. A análise é realizada dentro do viés das representações sociais e do imaginário social. Por fim, apresentamos a construção de sentimentos e imagens de um cenário político, através da música popular brasileira.pt_BR
dc.publisher.campusAraguaínapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpt_BR
dc.publisher.cursoCURSO::ARAGUAÍNA::PRESENCIAL::LICENCIATURA::HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.localAraguaínapt_BR
dc.publisher.levelGraduaçãopt_BR
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