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Authors: Barros, Thiago de Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor: Desidério, Plábio Marcos Martins
Title: As representações na música popular brasileira nas décadas de 1960 e 1970.
Keywords: Construção de sentimentos e imagens;Imaginário social;Regime militar;Representações sociais;Building feelings and images;Social imaginary;Military regime;Social representations.
Issue Date: 13-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Tocantins
Citation: BARROS, Thiago de Oliveira. As representações na música popular brasileira nas décadas de 1960 e 1970. 2016. 32 f. TCC (Graduação) - Curso de História, Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2016.
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho tentamos compreender as representações sociais e o imaginário apresentados dentro da Música Popular Brasileira (MPB) como forma de protesto durante o período de regime militar. As representações sociais são responsáveis pela forma e pelos conteúdos a serem apresentados à sociedade. Inicialmente são apresentados os conceitos de representações sociais através de Moscovsci (1978) e de imaginário social, com Baczko (1985), juntamente com o cenário político do período pesquisado. Logo em seguida, são analisadas algumas músicas dos compositores Chico Buarque, Belchior e Gilberto Gil. A análise é realizada dentro do viés das representações sociais e do imaginário social. Por fim, apresentamos a construção de sentimentos e imagens de um cenário político, através da música popular brasileira.
Abstract: In this work we try to understand the social representations and the imaginary presented within Brazilian Popular Music (MPB) as a form of protest during the period of military rule. Social representations are responsible for the form and content to be presented to society. Initially, the concepts of social representations are presented through Moscovsci (1978) and social imaginary, with Baczko (1985), along with the political scenario of the studied period. Soon after, some songs by the composers Chico Buarque, Belchior and Gilberto Gil are analyzed. The analysis is carried out within the bias of social representations and the social imaginary. Finally, we present the construction of feelings and images of a political scenario, through Brazilian popular music.
URI: http://hdl.handle.net/11612/5068
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