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http://hdl.handle.net/11612/6282
Authors: | Carvalho, Diana Rodrigues |
metadata.dc.contributor.advisor: | Morais, Maria Perla Araújo |
Title: | A música triste louca ou má e as imagens de mulher |
Keywords: | Contemporâneo;Música;Sujeito feminino;Empoderamendo;Contemporar;Song;Female Subject;Empowering |
Issue Date: | 22-Dec-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Tocantins |
Citation: | CARVALHO, Diana Rodrigues. A música triste louca ou má e as imagens de mulher. 2021. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Letras, Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, 2021. |
metadata.dc.description.resumo: | Este artigo pretende discutir a música “Triste, Louca ou Má”, interpretada pela banda brasileira Francisco El Hombre, a partir de conceitos como contemporaneidade, feminismo e interseccionalidade. A letra da música reflete sobre o lugar reservado à mulher na sociedade brasileira e propicia o debate sobre uma nova percepção do sujeito feminino. Confrontando imagens fixas da mulher com novas imagens, a música propicia o empoderamento feminino, uma vez que trata a mulher como um sujeito. Nesse sentido, faremos o texto musical dialogar com discussões sociais e literárias, porque acreditamos que a música apresenta muitas caraterísticas que a aproximam da literatura que se preocupa com essa desconstrução da subalternidade da figura feminina. Para realizar essa leitura será necessário acionar conceitos que ajudam a visualizar o potencial questionador que a música apresenta, tais como Agamben (2009), Crenshaw (2002), Tiburi (2018), Arruzza, Bhattacharya, Fraser (2019). |
Abstract: | This article aims to discuss the song “Triste, Louca ou Má”, performed by the Brazilian band Francisco El Hombre, based on concepts such as contemporaneity, feminism and intersectionality. The song's lyrics reflect on the place reserved for women in Brazilian society and encourage the debate on a new perception of the female subject. Confronting fixed images of women with new images, music provides female empowerment, since it treats women as a subject. In this sense, we will make the musical text dialogue with social and literary discussions, because we believe that music has many characteristics that bring it closer to literature. However, our focus is to perceive the behaviors, transmitted through phrases and attitudes, that provoke machismo. To carry out this reading, it will be necessary to activate concepts that help to visualize the questioning potential that music presents, such as Agamben (2009), Crenshaw (2002) Tiburi (2018), Arruzza, Bhattacharya, Fraser (2019). |
URI: | http://hdl.handle.net/11612/6282 |
Appears in Collections: | Letras |
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